TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Aplicada C++ Resumo Horas

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo – Primeiros Passos com Programação Aplicada em C++

No mundo da programação nós podemos classificar as linguagens de duas maneiras: “Linguagem de Baixo Nível” e “Linguagem de Alto Nível”. Quando nos referimos à linguagem de Baixo Nível estamos nos referindo a sintaxes próximas ao código de máquina, ou seja, a linguagem que o computador consegue facilmente interpretar e em contrapartida a definição de linguagem de Baixo Nível nós encontramos as linguagens de Alto Nível, com relação a esse tipo de linguagem podemos afirmar que a mesma possui uma sintaxe próxima à linguagem humana um exemplo desse tipo de linguagem é o próprio C++. O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs durante a década de 1980 (originalmente com o nome C with Classes, como um adicional à linguagem C) com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C ainda que mantendo máxima compatibilidade. Em 1983 o nome da linguagem foi alterado de “C with Classes” para “C++”, novas características foram adicionadas, como funções virtuais, sobrecarga de operadores e funções, referências, constantes, gerenciamento manual de memória, melhorias na verificação de tipo de dado e estilo de comentário de código de uma linha (//).

O C++ pode ser chamado de linguagem compilada, ou seja, além de escrever o código, é necessário um outro software que possa entender esse código e traduzi-lo para uma sintaxe que o computador possa interpretar denominado Código de Máquina. É necessário um editor de texto puro (como o Bloco de Notas) e um compilador para o desenvolvimento de aplicativos na linguagem C++, nesse caso quando o programador digitar o código-fonte o mesmo deve ser salvo com a extensão .CPP ao invés de .TXT, em seguida o indivíduo deve abrir o PROMPT digitar o comando de compilação do compilador instalado (por exemplo no compilador Borland C++Builder 3.0 o respectivo comando de compilação é bcc32) seguido pelo nome do arquivo salvo.CPP, ou então o programador pode optar por utilizar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) para otimizar o desenvolvimento de suas aplicações.

A primeira coisa a fazer antes de desenvolver programas usando a linguagem C++ é instalar um compilador. Existem diversos compiladores C++ disponíveis para os programadores, a decisão sobre qual compilador utilizar pode ser baseada em vários fatores:

Qualidade do compilador (rapidez, está conforme com a padronização da linguagem, a interface com o usuário é agradável, possui ou não um IDE (Integrated Development Enviroment), possui diversas opções de compilação);

Sistemas Operacionais que o compilador funciona (e gera códigos);

Custo do compilador;

Documentação disponível e suporte.

Um programa bem escrito em C++ irá refletir elementos tanto do estilo de programação orientada a objetos como programação procedimental clássica. Isto porque o C++ é na verdade uma linguagem extensível já que podemos definir novos tipos de tal maneira que eles agem de mesmo modo que os tipos pré-definidos que fazem parte da linguagem padrão.

Um dos objetivos da criação da linguagem de programação C++ foi a programação orientada à objetos pois, possibilita ao programador projetar aplicações de um ponto de vista mais parecido, com comunicação entre objetos. O programador pode programar tanto em alto nível como em baixo nível, entre outras coisas. Porém, devido à semelhança que possui com a linguagem de programação C, herdou os seus problemas de entendimento de sintaxe. O C++ foi escolhido por possuir uma proposta de uso genérico, ser rápido e portável para diversas plataformas e também por apresentar grandes possibilidades para a metaprogramação e programação genérica. É uma linguagem complexa, utilizada principalmente por programadores profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (442.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com