TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino para Sala de Informática Educativa

Por:   •  26/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 6

PREFEITURA DE MARITUBA[pic 2]

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “OTÍLIA BEGOT”

PEDRO ALMEIDA DOS SANTOS JÚNIOR[1]

PROJETO DE ENSINO DA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E LEITURA DA ESCOLA OTÍLIA BEGOT

Marituba/PA

2019

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO          3

2. OBJETIVOS          3

2.1 Objetivo Geral          3

2.2 Objetivo Específico          3

3. JUSTIFICATIVA          4

4. PÚBLICO ALVO          4

5. METODOLOGIA          4

6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO          5

7. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO          5

8. EXECUÇÃO DO PROJETO          5

9. AVALIAÇÃO          5

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS          6

11. AGRADECIMENTOS          6

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS          6


1. APRESENTAÇÃO

O termo inclusão digital é extremamente explorado atualmente, refere-se ao acesso de tecnologias por todos, desde os mais humildes, crianças, idosos, analfabetos, assim como as pessoas com deficiências, dando–lhes oportunidades igualitárias e conhecimento para revertê-los em melhorias de vida.

A evolução tecnológica abriu novos caminhos para a sociedade. As TIC[2] permitiram avanços pedagógicos e novos recursos para o ensino, conduzindo-nos a uma metodologia por meio da qual toda a educação é um processo especial e o professor deve apresentar um novo perfil perante os recursos tecnológicos. O uso das TIC acabam com as fronteiras, oferecendo possibilidades para o futuro da humanidade, focando um novo paradigma da educação (FREITAS, 2012).

Ainda nas palavras de Freitas (2012), é necessário que, num presente dominado pela realidade virtual e pela comunicação eletrônica, o professor saiba dar a devida atenção à potencialidade das TIC, não esquecendo, no entanto, que elas, por mais poderosas que sejam não o substituem.

É preciso dar conta do desafio e da oportunidade que a escola tem diante de si ao fazer com que o computador seja efetivamente utilizado como uma ferramenta de aprendizagem. Para que isso ocorra, o diretor, os coordenadores, os professores e os alunos devem viver um processo de mudança, sendo atores desse próprio processo (NOVAIS, 2004).

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Promover a melhoria no processo de ensino/aprendizagem através do uso da tecnologia e da leitura.

2.2 Objetivos Específicos

  • Utilizar a informática educativa e a leitura para reforçar aspectos psicopedagógicos;
  • Usar a sala de informática educativa e leitura como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
  • Utilizar a informática e a leitura como recurso didático no processo ensino aprendizagem;
  • Preparar o aluno para uma sociedade “informatizada”;
  • Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas do cotidiano.

3. JUSTIFICATIVA

Não há como negar que cada vez mais a tecnologia se faz presente no cotidiano das pessoas. Assim sendo, a escola não poderia ficar à margem desse processo. Por essa razão, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot” visa à utilização da Sala de Informática Educativa e Leitura, disponibilizando para a comunidade escolar mais uma ferramenta tecnológica com a intenção de aproximar cada vez mais o fazer pedagógico do dia-a-dia do aluno e do professor, capacitando-os assim a uma inserção mais imediata e eficaz com as ferramentas de trabalho da sociedade contemporânea. O foco fundamental da sala de informática educativa e leitura, neste sentido, é o de criar um diálogo entre o conhecimento teórico e um instrumento de trabalho e pesquisa dinâmico, como as tecnologias da informação o são. Sob estas perspectivas a Escola Otília Begot, como escola pública, procura adequar-se a esta nova etapa do conhecimento, proporcionando aos seus alunos instrumentos de atualização do conhecimento.

4. PUBLICO ALVO

Alunos do Ensino Fundamental (séries finais/6º ao 9º ano) e demais professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot”.

5. METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido na Sala de Informática Educativa e Leitura – SIEL da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot”, com a utilização dos computadores e livros que encontram-se no referido espaço pedagógico, buscando o incentivo ao aluno na busca do conhecimento.

A estratégia do uso da tecnologia e leitura aplicada às várias ciências corresponde às diversas disciplinas do aluno em sua série escolar de ensino. O professor, por meio do plano de ação, estabelece comandos aos alunos a fim de desenvolver a pesquisa e o aprendizado. O comando pode ser por meio de roteiro de pesquisa, estudo dirigido, jogos educativos, situação-problema ou até mesmo questões objetivas. As atividades educacionais terão como objetivo principal a Interdisciplinaridade e o aprendizado do Pensamento Computacional, procurando desenvolver as Competências e Habilidades proposta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O professor regente da SIEL é quem estabelecerá a estratégia com os demais professores no intuito de alcançar o melhor desempenho no processo de ensino/aprendizagem.

6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Prevê - se a duração desse projeto um prazo máximo de 08 (oito) meses, a contar da data do inicio do mês de março do corrente ano.

Tabela 1: Cronograma de Execução

ATIVIDADES

MÊS

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

01

Execução do Projeto

*

*

x

x

x

x

*

*

x

x

x

x

02

Avaliação e Análise dos Resultados

*

*

x

x

x

x

*

*

x

x

x

x

*Recesso do Professor executor do Projeto devido a atividades acadêmicas provenientes do PARFOR (Plano de Formação de Professores da Educação Básica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com