TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Metodologia de Projetos em Sala de Aula

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Católica de Brasília

Professora: Conceição

Disciplina: Avaliação e  Planejamento do ensino.

Estudante:

Resenha do livro: Metodologia de Projetos em Sala de Aula

Este livro introduz a questão da metodologia de projetos, mostrar uma experiência e orientar os primeiros passos de quem deseja vivenciá-la.

Como vemos hoje em boa parte das escolas os conteúdos já estão preestabelecidos, em seus planos de ensino, plano de aula,etc.

Muitas vezes vemos professores reclamando de alunos, distraídos, indisciplinado, entediados... Isso porque o aluno não vê sentido no que está sendo ensinado e muitas vezes só estudam porque a matéria vai cair no vestibular, mas logo após a prova não vêem como utilizar aqueles conteúdos em seus cotidianos.

“Os conteúdos são regras gramaticais fórmulas matemáticas, alguns saberes importantes para geógrafos, físicos, químicos... mas perfeitamente dispensáveis para os cidadãos de outras profissões.” (13)

Apesar disso continuamos insistindo na importância de assim continuar fazendo mesmo que isso nos incomode.

Reclamamos de conteúdos preestabelecidos, mas nada se faz para reverter o quadro.

E isso ocorre por vários motivos: se os conteúdos preestabelecidos forem abolidos o que vão colocar no lugar deles? E como ficarão os professores?

Devem ser estudadas as questões que fazem parte do nosso dia-a-dia, assuntos da vida política, como chegamos a construir esta cultura, fatos da realidade cotidiana.

Apesar de baixos salários, falta de recursos a serem utilizados em sala de aula, ainda existem professores que buscam saídas, vêem as escolas com outros olhos, como um lugar de crescimento de interesse, desenvolvimento e construção de identidade.

Uma dessas possíveis saídas é a Metodologia de Projetos, porque:

“Possibilita o estudo de temas vitais, no horizonte político-pedagógico da comunidade e, ao mesmo tempo, no interesse dos alunos; Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas ao fazer; Os alunos são motivados a não ficarem parados, só ouvindo o professor, aborrecendo-se ou fazendo algo que não tem sentido, mas que “precisa ser feito” ; Abre perspectivas para a construção do conhecimento, a partir de questões reais, tão simples como aprender a ver televisão, com espírito critico, ou tão complexas, como estabelecer a relação entre economia e bem social.”

Este livro relata a experiência de Adriana Beatriz Gandin, no Colégio Sévigné, em Porto Alegre.

Na escola existe um grupo de professores, que fazem encontros para refletirem sobre suas práticas, e sobre o processo de planejamento com enfoque na participação. Desses encontros sempre surgem propostas de ações concretas, efetivadas na prática pedagógica do dia-a-dia.Nesta escola a falta de interesse, a indisciplina, notas baixas, reprovações,foram superadas sem sofrimento.A metodologia de projetos foi uma forma de concretizar tal fato.

“A metodologia possibilita a experiência da vivência critica e criativa”

Ajuda o educando a desenvolver as capacidades de observação, reflexão e criação. Cria clima propício a comunidade, a cooperação, a solidariedade e a participação.

Essa forma de trabalhar com projetos da aos alunos a chance de escolher o que querem estudar e discutir, o que desperta a vontade dos alunos, o que é justificado pela ausência de uma pedagogia repetitiva e pela participação do aluno na escolha do quê será trabalhado.

É importante salientar que as dificuldades foram aparecendo durante todo o Projeto, muitos pais não aceitam essa forma de ensinar acham que os alunos devem ir a escola e receberem uma “educação bancária”. Mas tais dificuldades foram sendo superadas com a união de todos.

A metodologia consiste nas seguintes etapas:

Incentivo (sensibilização); Formulação do propósito (objetivo); Elaboração cooperativa do plano; Desenvolvimento (realização das tarefas e atividades planejadas);Culminância;Avaliação e Auto-avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com