TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de TCC Sistema de Informação Estacio nota 10

Por:   •  18/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

[pic 1]

PROJETO SISTEMA PARA GESTÃO DE HOTÉIS

PROFESSOR SERGIO RODRIGUES AFFONSO FRANCO

DISCENTE LUIZ FERNANDO DE BRITO GALVÃO

Fortaleza,

2021

  1. O PROBLEMA

1.1 TEMA DO TRABALHO

Sistema para gestão de hotéis.

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO

O sistema visa controlar as reservas dos hóspedes e organizar a disponibilidade de uma forma automática, eliminando chances de over booking no hotel. O sistema também deve controlar as comandas lançadas do restaurante.

1.3 SITUAÇÃO PROBLEMA

O hotel Porto das Dunas Praia Hotel não consegue com o atual sistema controlar as reservas de forma automática, demandando muito tempo para encontrar e informar uma disponibilidade ao possível hóspede.

1.4 BREVE DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO

Criar um sistema web que seja de fácil acesso aos usuários, contendo um mapa de apartamento e um mapa de reservas, para controlar a ocupação e a disponibilidade dos quartos.O sistema proposto neste projeto deve também oferecer um meio de lançamento de comandas do restaurante para o apartamento do hóspede.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1 PREMISSAS E RESTRIÇÕES DO PROJETO

O sistema deverá ser desenvolvido e instalado antes do período de alta temporada, devido o grande fluxo de hospedes por conta das férias de Julho.

Pressupõe-se que a ferramenta a ser desenvolvida seja instalada em um servidor Windows licenciado com servidor PHP e banco de dados PostgresSQL na versão 9.6 ou superior.

O hotel deverá ter uma rede bem definida com acesso ao servidor em todos os computadores do hotel.


2.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa denominada "cliente" trata-se do hotel Porto das Dunas - localizado no município de Aquiraz CE.

2.2.1 O HISTÓRICO DA EMPRESA

Nome da empresa: Hotel Porto das Dunas Praia Hotel;

Data da criação: Janeiro de 2021;

Quantidade de funcionários 25;

Ramo da atividade da empresa: Prestação de serviço e venda de produtos.

2.2.2 ATIVIDADE DA EMPRESA

O Hotel Porto das Dunas vende serviços de hospedagem e dispõe aos seus hóspedes um restaurante.

2.2.3 MERCADO CONSUMIDOR

O hotel Porto das Dunas é atraente para ao público familiar e casais. Por ser localizada próxima a praia, ter em volta vários parques aquáticos e as acomodações possuírem cozinha e acessórios para deixar o hóspede mais familiarizado com o ambiente.

2.2.4 CONCORRÊNCIA

A concorrência na região é bastante ampla, mas o diferencial do Hotel Porto das Dunas Praia Hotel é o ambiente familiar.

2.2.5 ORGANOGRAMA

[pic 2]

2.3 PROPOSTAS DE TRABALHO

2.3.1 MÉTODO DE TRABALHO

        Levantamento de Dados: Para desenvolvimento deste projeto, serão utilizadas as técnicas de Entrevista, Observação e Análise Documental para a atividade de Levantamento de Dados.

Análise e Especificação de Requisitos: O paradigma de desenvolvimento inclui modelos UML tipicamente para representar orientação a objetos; A linguagem UML será utilizada para modelar o sistema; A técnica de modelagem conceitual de dados a ser utilizada é o Diagrama de Entidades e Relacionamento (DER).

 Tecnologia de Banco de Dados: O modelo lógico de dados será do tipo Relacional, onde os dados serão do tipo Relacional, onde os dados são organizados em tabelas e essas se relacionam através de campos chaves, mostrando a conexão de dados.

A pretensão é desenvolver um software, utilizando do paradigma orientado a objeto, através da linguagem de programação PHP com banco de dados POSTGRESQL. O resultado esperado é uma aplicação leve e prática com processamento rápido.

2.3.2 PREVISÃO ALOCAÇÃO DE RECURSOS (HUMANOS E MATERIAIS)

Recursos Humanos: Será necessária alocação de ao menos duas pessoas para o desenvolvimento. Um profissional responsável pelo desenvolvimento, sendo ele responsável pela análise, levantamento de requisitos e desenvolvimento da ferramenta (aluno concludente de Bacharelado em Sistema das informações). Um usuário chave que tem o papel fundamental de validar todas as telas e procedimentos do sistema (Gerente do hotel).

Recursos computacionais:

        Hardwares para desenvolvimento: para o desenvolvimento do sistema será necessário utilizar um computador com Intel Core i3 HD de 500GB, Memória RAM 4GB além de conexão com a Internet e Impressora.

Execução do Sistema: Para a execução do programa no cliente, será necessária a configuração de uma máquina Servidora de Rede, Aplicação e de Banco de Dados, que deverá ter a configuração mínima: Intel Core I7, Memória RAM 8GB, HD 2 TB, e Sistema Operacional Windows Server, além do SGBD Relacional a ser utilizado no projeto.

Rede Lan/Wireless com Roteador Wi-FI e Switch de 24 portas.

2.3.3. Cronograma de trabalho (diagrama de Gantt) 

Data de início: 01/04/2021

Data de conclusão: 17/04/2021

[pic 3]

2.3.4 PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

Previsão de custo zero para o desenvolvimento do projeto. Os recursos que serão necessários para o desenvolvimento são plataformas gratuitas de desenvolvimento (Netbeans, POSTGRESQL).

2.4.0 O SISTEMA ATUAL

2.4.1 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ATUAL

O funcionamento do sistema atual que o hotel utiliza é totalmente baseado em tabelas de Excel. Devido ao aumento de vendas e o grande fluxo de hóspedes na alocação e restaurante, o sistema proposto neste projeto será o novo substituto para suprir as demandas e solucionar os problemas destacados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (617.4 Kb)   docx (462.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com