TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de rede

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de rede

  1. Resumo executivo

   Foi realizada uma vistoria na estrutura física da rede da Apae Cataguases, no qual foi possível obter uma análise da situação atual da rede física. Analisando os resultados obtidos, foi possível concluir que a estrutura atual não possui nenhuma topologia que segue os padrões para normalização de estrutura de rede definidas pelos órgãos responsáveis (ABNT).

   Com o objetivo melhorar a estrutura da rede da instituição, foi desenvolvido um novo projeto de rede, o qual contempla uma topologia de rede dentro dos padrões dos órgãos regulamentadores, buscando melhorar o desempenho da rede interna, diminuir custos com manutenções corretivas e aumentar a vida útil da rede, bem como dos equipamentos e cabos utilizados.

   Para isto será proposto no projeto uma reestruturação desta rede, realizando a substituição dos cabos de rede por cabos novos e estruturando estes cabos da forma correta, para impedir que os mesmos fiquem expostos aos usuários, podendo ser danificados e também a substituição de equipamentos responsáveis por realizar o gerenciamento da rede, instalando equipamentos com maior capacidade de usuários e tráfegos na rede, evitando perdas de pacotes na rede.

  1. Objetivo do projeto

Este trabalho tem por objetivo demonstrar os pontos de não conformidade relacionando todas as falhas detectadas atualmente e que têm comprometido a qualidade do serviço de comunicação de dados. Temos o intuito de implementar uma nova topologia dentro dos padrões do órgão regulamentador ABNT, aumentando a velocidade dos dados trafegados na rede e diminuindo custos com manutenções corretivas.

  1. Escopo do projeto

Este documento revisa a rede atual de forma que atenda adequadamente a todos alunos, professores e funcionários da organização.O objetivo principal é implementar uma nova rede, substituindo todos os cabos existentes e realizando a troca de todos os equipamentos como: servidor, roteadores. O projeto pode ser classificado como de amplitude média, pois o mesmo visa a reestruturamento da rede de computadores da APAE.

  1. REQUISITOS DE DESIGN (DE NEGÓCIO E TÉCNICOS)

            O principal objetivo do projeto em relação ao design é reestruturar a rede cabeada de forma que tenha melhor desempenho, escalabilidade e disponibilidade dos serviços, para que tenha maior segurança ao acesso aos cabos e que proporcione uma maior gerenciabilidade em casos de mudanças da rede.

  1. ESTADO DA REDE ATUAL

Observada a rede pós analises, identificamos que rede cabeada não é estruturada, não possui documentação que possibilite a manutenção e gerenciamento adequado da rede.

         Cada tomada de telecomunicações deve ter um meio permanente de identificação que seja visível ao usuário. Diante de todas as falhas apresentadas neste relatório podemos destacar alguns pontos críticos para a infraestrutura desta rede:

Há também, irregularidades diversas como cabos de redes expostos de maneira inadequada em ambientes com sol, chuva e unidade, cabos elétricos próximos aos de rede, o que faz com que diminua o desempenho da mesma. Os equipamentos utilizados estão dispostos de forma inadequada e não suportam um grande tráfego.

Os cabos assim como a maior parte dos equipamentos estão sem documentação e identificação e aplicados de maneiras que dificulta a identificação dos mesmos. “70% dos incidentes registrados em uma rede de computadores são decorrentes da estrutura de cabeamento. ” (PINHEIRO 2003).

  1. Projeto lógico

   Para a implementação do projeto, será utilizado a topologia de rede estrela, que consiste em utilizar cabos de par trançado que ligam os switchs às demais estações da rede, tendo como vantagem tornar mais fácil a identificação de eventuais problemas que possam ocorrer na rede.

   Para a identificação dos equipamentos, serão utilizadas nomenclaturas, sendo separadas por setor e numeradas sequencialmente.

  Para que a integridade da rede seja mantida, deverão ser seguidas algumas políticas de segurança:

É proibida a remoção dos cabos de rede dos terminais, sendo necessário comunicar o setor de TI para que envie um profissional qualificado para realizar qualquer mudança.

A rede vai ser aberta, todos os usuários poderão dispor de qualquer  sites de redes sociais e vídeos e poderam fazer dowload de qualquer site.

  1. Projeto físico

   Para a implementação do projeto será necessário realizar mudanças na estrutura da rede, trocando cabeamentos antigos e sem padronização correta por cabos novos, que funcionam de acordo com o padrão estabelecido pela ABNT, que serão passados por todo ambiente da instituição dentro de eletro dutos à prova de chamas, seguindo todos os padrões do órgão regulamentador.  

Os computadores (Desktop) dos laboratórios apresentam mau funcionamento e travamento devido ao hardware obsoleto. Para tal problema, é proposta a troca das maquinas com o hardware mais atualizado que acompanhe a necessidade de uso dos alunos da instituição, utilizando computadores com licença do Windows 8.1 Enterprise, que será adquirido separadamente.

   O link de internet proposto é o da operadora OI de velocidade 10 MBPS, que permite a conexão dentro da Instituição seja de boa qualidade a todos os usuários da rede, permitindo que os mesmos realizem suas tarefas sem enfrentar eventuais problemas de conexão.

Sala dos professores

Laboratório

  1. Resultado dos testes

                      Para ter certeza que todos os microcomputadores estão corretamente conectados na rede, foi utilizado Advanc IP Scanner que é um software voltado para administração de rede que tem um controle total sobre os computadores locais. Possui desligamento remoto e automático que permite o controle total de qualquer micro utilizando o Remote Admin.

   

Faixa de Ips

IP inicial

192.168.2.40

IP final

192.168.2.49

Para a eficácia da rede será feito vários procedimentos:

 • Será feito uso de testador de cabo, para analisar o desempenho de cada cabo da rede.

• Pingues e outros recursos serão utilizado para verificar o tempo de resposta de máquina para máquina.

 • Verificará se nem um dos cabos estão sofrendo perda de sinal ou expostos de alguma maneira, para não haver problemas futuros.

• As etiquetas nos cabos permitiram uma melhor manutenção.

 • A comunicação otimizada utilizada pelos switches auxiliará no tráfego da rede e diminui congestionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (321.6 Kb)   docx (936.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com