TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de redes

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  12.430 Palavras (50 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 50

Projeto de Rede I – Rede Básica

Ementa da parte teórica

1- Definição de Rede

1. INTRODUÇÃO

Conceitos de Redes – Rede Lan, Rede Wan

        E conjunto e 3 (três) ou mais maquinas interligas entre si. Uma das principais funções e de economizar HARDWARE e centralizar as informações evitando assim o erro de redundância de dados.

        Rede LAN e uma rede de computadores interligado no mesmo local.

        Rede WAN e uma rede que liga redes de computadores a longa distanciam.

2- Arquitetura

2. TIPOS DE ARQUITETURA DE REDES

2.1. Lan – Rede de área local (ou LAN, acrônimo de local área network) é uma rede de computador que utilizada uma interconexão de equipamentos processados com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecer comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

2.2. Man – (Metropolitan Area Network): também conhecida como MAN é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro. A televisão a cabo não é a única MAN. Os desenvolvimentos mais recentes para acesso à internet de alta velocidade sem fio resultaram em outra MAN, que foi padronizada como IEEE 802.16

2.3. Wan – A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN

 

2.4. Cliente Servidor – é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

 

2.5. Redes Pear to Pear – Peer-to-Peer (do inglês: par-a-par ou P2P), entre pares, é uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizada pela descentralização das funções na rede, onde cada nodo realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.

 

2.6. Redes Cliente – Network – cliente - servidor é um modelo de arquitetura de software que distingue o sistema cliente do sistema servidor, que comunica através de uma rede de computadores. A aplicação cliente-servidor é um sistema distribuído que inclui tanto o cliente como o software servidor em um único conjunto. Um determinado software pode iniciar um processo de comunicação de sessão, enquanto o servidor aguarda por outras solicitações de qualquer cliente.

3- Topologia

3 TOPOLOGIAS

As diversidades da estrutura e organização das redes são basicamente compostas por três topologias básicas:

3.1. Barramento:

Consiste numa linha comum de onde saem ligações para as outras máquinas clientes. Tem a aparência de um "varal" onde estão conectadas as máquinas clientes. Esta topologia é pioneira na era das redes do tipo Ethernet e já está em desuso.

3.2. Anel:

Os computadores são ligados um após o outro numa linha que se fecha em forma de anel. Pode se entender esta rede como um barramento sem começo nem fim. As redes Token Ring, da IBM, utilizam este tipo de organização de seus clientes.

3.3. Estrela:

Os computadores estão ligados por um ponto ou nó comum, chamado de concentrador. Imagine a rede como um "anel diminuto" com ligações alongadas a cada máquina: esta é a topologia mais utilizada hoje em dia.

3.4. Híbridas:

Rede hibrida são quando uma ou mais topologias de redes estão numa mesma rede.

3.5. Malha:

Neste tipo de topologia todos os nós estão interligados uns aos outros, portanto reduz drasticamente a perda de pacotes já que um mesmo pacote pode chegar ao endereço destinatário por vários caminhos.

4 - Meios físicos

4.1. MÍDIA DE TRANSMISSÃO

O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizada para a realização do processo comunicação. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).

Sonoro: telefone, rádio.

Escrita: jornais, diários e revistas.

Audiovisual: televisão, cinema.

Multimídia: diversos meios simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.7 Kb)   pdf (546.5 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com