TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DESIGN DE REDES

Por:   •  6/9/2019  •  Resenha  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

                                       QUESTIONÁRIO DESIGN DE REDES

Nome: Lucas de Jesus da Silva Souza               Matrícula: 201807167097                                                        

Professor: Cristiano                                            Disciplina: Redes locais e comutação                                          

1-Para que serve a sumarização de rotas?

A sumarização de rotas veio para simplificar as entradas na tabela de roteamento, tomando diversas rotas e transformando-a em apenas uma. Antigamente uma situação em que um roteador é muito solicitado para aprender novas rotas e encaminha-las a tabela de roteamento pode ficar sobrecarregada tal é a quantidade de entradas tornando o desempenho da CPU do roteador limitado.

2- Quais as camadas previstas no modelo de rede hierárquico?

Camadas de aceso, de distribuição e de núcleo.

3- Quais os benefícios de modelo hierárquico?

Mostrar que uma rede organizada facilita muito o trabalho dos administradores de rede. As redes hierárquicas ajudam na escalabilidade de novos equipamentos, facilitando a gerenciabilidade da rede. Podemos ter mais economia com equipamentos de alto desempenho, por se tratar de um modelo onde as funções dos switches são diferentes em cada camada. Podemos evitar problemas futuros e resolve-los com mais facilidade, sempre que a rede for organizada e tiver o modelo hierárquico aplicado corretamente.

4- Para que serve, ou qual o objetivo, de cada camada do modelo hierárquico?

Camada de aceso: faz interface com dispositivos finais como, pc’s, impressoras e telefones ip’s, o principal propósito da camada de aceso é fornecer um meio de conectar dispositivos a rede e controlar quais tem permissão de comunicação a rede.

Camada de distribuição: agrega os dados recebidos dos switches da camada de aceso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo. A camada de distribuição controla o fluxo de trafego da rede usando políticas e determina domínios de broadcast, realizando funções de roteamento entre redes locais e virtuais.

Camada de núcleo: é o backbone hierárquico e pode se conectar a recursos da internet, é importante que o núcleo tenha equipamentos robustos e ofereça redundância e disponibilidade.

5- Qual ou quais equipamentos são conectados em cada camada do modelo hierárquico?

A camada de acesso faz conexão com dispositivos finais, como computares, impressoras e telefones VOIP entre outros, encontramos equipamentos presentes, tais como, roteadores, switches, bridges, hubs e pontos de acesso wireless

A camada de distribuição agrega os dados recebidos dos equipamentos da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada núcleo. Para assegurar a confiabilidade, os switches da camada de distribuição costumam ser equipamentos de alto desempenho e disponibilidade.

A camada de núcleo inclui ativos como switches de alta qualidade e cabos de alta velocidade como os cabos de fibra óptica.

6- Explique brevemente, cada benefício do modelo hierárquico?

Escalabilidade: as redes hierárquicas podem ser expandidas com facilidade, permitindo replicar elementos de design, na medida em que a rede cresce. Devemos crescer a rede de forma horizontal, sem prejudicar o diâmetro.

Redundância: à medida que a rede cresce, a disponibilidade se torna cada vez mais essencial. Nas redes hierárquicas, utilizamos sempre mais de um equipamento nas camadas núcleo e distribuição, fornecendo redundância, no caso de um dos equipamentos falharem.                                                       Para assegurar a redundância, os switches da camada de acesso são conectados a dois switches da camada de distribuição. Os switches da camada de distribuição também são conectados a dois ou mais equipamentos da camada núcleo.

Desempenho: comunicação cujo desempenho é aprimorado, evitando-se a transmissão de dados por meio de switches intermediários de baixo desempenho. Os dados são enviados por meio de links de porta de switch agregados da camada de acesso até a camada de distribuição com aproximadamente a velocidade do fio.

Segurança: a segurança é aprimorada e mais fácil de gerenciar. Os switches da camada de acesso podem ser configurados com várias opções de segurança de porta que fornecem controle sobre que dispositivos têm permissão para se conectar à rede.

Gerenciabilidade: a gerenciabilidade é relativamente simples, se precisasse alterar a funcionalidade de um switch da camada de acesso, você poderia repetir essa alteração em todos os switches da camada de acesso na rede porque eles devem executar as mesmas funções em sua camada. A implantação de novos switches também é simplificada porque as configurações de switch podem ser copiadas entre dispositivos com pouquíssimas modificações. 

Sustentabilidade: torna o cenário mais econômico, pois a utilização de switches de alto desempenho acontece somente nas camadas de distribuição e do núcleo. Na camada de acesso podemos implementar switches mais baratos e, de acordo com o crescimento da rede, o impacto financeiro será menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com