TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  19/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Etec de Itaquera

Bases tecnológicas: Leitura de texto da área do curso; vocabulário; texto opinativo; produção escrita.

Leiam o texto a seguir e, depois, respondam ao solicitado.

Existem poucas mulheres na TI

O principal problema para ingressar as mulheres na TI é uma questão cultural. Ainda é ensinado que tecnologia, matemática, programação não são áreas de estudos para as mulheres.

Os cursos de tecnologia cresceram 586% nos últimos 24 anos aqui no Brasil. No entanto, a participação das mulheres matriculadas apenas diminui com o passar dos tempos. Ela caiu de 34,89% para 15,53%.

As mulheres que decidem seguir os estudos na área de tecnologia encontram outros desafios no mercado de trabalho. Elas são desacreditadas por parceiros de equipes e clientes, que não acreditam em seu potencial.

Elas também recebem salários inferiores. Uma pesquisa da empresa de recrutamento, Revelo, indicou que as mulheres na TI recebem cerca de 17,4% a menos que os homens.

O ambiente de trabalho, muitas vezes machista, também desmotiva essas mulheres. No Reino Unida a organização EveryWoman e a Revista Marie Claire realizaram um estudo em parceria. O resultado? 46% das entrevistadas afirmaram já terem passado por um caso de sexismo (termo que define o preconceito de gênero).

A falta de modelos femininos de destaque na tecnologia que sirvam de inspiração para as meninas é um fator que as distancia deste setor. Quando você é mulher e vê poucas mulheres atuando em uma certa profissão, você acaba achando que ela não é para você.

Existe muito a ser feito, pelas mulheres na TI e no mercado de trabalho em geral. Mas o principal é mudarmos nossa concepção, sobre o que é uma profissão para homens ou mulheres.

Mulheres podem – e devem – trabalhar e estudar tecnologia. O gênero de uma pessoa não define sua capacidade. Nesse quesito, somos todos iguais. A NetSupport acredita em mulheres na TI, em TI para todos.

REFERÊNCIAS

<https://netsupport.com.br/blog/os-desafios-para-mulheres-na-ti/>. Acesso em: 13/08/2021. - (título adaptado)

<https://medium.com/concretebr/os-desafios-de-ser-mulher-em-ti-8bf040a1223b>. Acesso em: 13/08/2021.

Após analisarem os problemas que impedem o aumento da participação de mulheres na área de TI, como evidenciados no texto, escrevam em poucas linhas pelo menos, três soluções para que diminuam as desigualdades entre homens e mulheres na área de Tecnologia da Informação. Procurem focar as questões do tema considerando o contexto do nosso país.

Escrevam em modalidade escrita formal da língua portuguesa.

OBS.: Não enviem arquivo em PDF.

[pic 3]

Empresas: Como podem atuar para solucionarem o atual problema de baixa quantidade de mulheres na área de TI.

O texto retirado dos sites netsupport.com e medium.com, relatam os problemas que impedem o aumento da participação das mulheres na área de TI e o trecho que mais me chamou atenção foi: “A falta de modelos femininos de destaque na tecnologia que sirvam de inspiração para as meninas é um fator que as distancia deste setor. Quando você é mulher e vê poucas mulheres atuando em uma certa profissão, você acaba achando que ela não é para você.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com