TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: *** TEMA DO FÓRUM ***

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.289 Palavras (18 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP INTERATIVA

INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:

Projeto de implantação de uma ONG para o ensino de informática

 e sustentabilidade para as crianças.

Piracicaba – SP

2015

INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:

 Projeto de implantação de uma ONG para o ensino de informática e sustentabilidade para as crianças.

Trabalho do Projeto Integrador Multidisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 1º Semestre – 1º Bimestre.

Piracicaba – SP

2015

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo a consultoria de criação e manutenção de uma ONG, com a compra de computadores, com o propósito de ensino de crianças de informática para inclusão digital e de sustentabilidade. Primeiramente, é explanado a importância do ensino de informática e sustentabilidade para as crianças. Segundo qual é o passo a passo para a criação e o desenvolvimento de uma ONG. Terceiro é explicado o que é um Sistema Operacional (SO) e quais existentes no mercado. Na escolha do qual o melhor SO para o uso dos computadores da ONG, foi escolhido os três já que o custo seria o mesmo se só tivesse o SO Windows. Conclui-se a grande importância do ensino das crianças na inclusão digital, como também a opção de três SO nos computadores é a melhor opção.

Palavras chave: ONG, SO, crianças, sustentabilidade.


ABSTRACT

This work aims at the creation of consulting and maintenance of an NGO, with the purchase of computers, with the computer teaching children on purpose to digital inclusion and sustainability. First, it is explained the importance of computer education and sustainability for children. Second, what is the step by step to the creation and development of an NGO. Third is explained what an Operating System (OS) and which on the market. In choosing which the best OS for use of the computers of the NGO, was chosen the three since the cost would be the same if you only have the Windows OS. It follows the great importance of teaching children in the digital inclusion, as well as the three OS option on the computers is the best option.

Keywords: NGO, SO, children, sustainability.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE PARA AS CRIANÇAS        

1.1.        A inclusão digital para as crianças.        

1.2.        O ensino do desenvolvimento sustentável        

2.        A CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA ONG        

3.        SISTEMAS OPERACIONAIS EM MICROCOMPUTADORES        

3.1.        Windows 8        

3.2.        Linux        

3.3.        Android        

3.4.        A escolha do SO para instalação nos computadores        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos o mundo tem se modificado em uma velocidade muito rápido em questões tecnológicas e do meio ambiente. Nunca se viu a evolução da informática em um período de vinte anos tão grande do que em outros tempos (FURUKAWA e NUNES, 2011). Na contra mão, a degradação do meio ambiente tem agravado a situação do planeta, em que a humanidade já consome mais do que o planeta terra pode se recuperar (TORRES, 2011).

Diante dessa situação, foi proposto um estudo de implantação de uma Organização Não Governamental (ONG) para a aplicação de inclusão digital para crianças do Ensino Fundamental, onde serão priorizados o ensino de informática e de sustentabilidade.

Para criação da ONG, já existe o local cedido pela prefeitura para a instalação dos computadores com o sistema operacional. Também já conta com professores voluntários para o ensino de informática e de sustentabilidade. O fundador da ONG fará o investimento necessário para a compra de computadores já com o sistema operacional. Foi questionado também qual o melhor sistema operacional para instalação dos computadores.

Com isso, o objetivo deste trabalho é a consultoria de montagem da ONG, com o propósito no ensino de crianças de informática para inclusão digital e de sustentabilidade.

Os objetivos específicos dessa consultoria são:

a) Um estudo sobre a importância do ensino de informática e sustentabilidade para as crianças;

b) Um roteiro com fluxograma para a montagem de uma ONG voltada para o ensino de informática e sustentabilidade;

c) Um estudo sobre o qual sistema operacional que atenderia aos objetivos da ONG, mostrando as vantagens e as desvantagens de cada um.

  1. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE PARA AS CRIANÇAS

A evolução tecnológica dos últimos tempos mudou drasticamente a forma de conhecimento, produção, profissional e inclusive pessoal. Ultimamente, os relacionamentos entre as pessoas passaram para muito mais virtualmente com a criação de rede sociais, grupos de trabalhos à distância, ensino à distância e outros mais. Conforme Rossini (2015) questiona: “... a utilização da tecnologia, principalmente a informática, em nosso cotidiano é condição sine qua non para a realização de nossas tarefas e afazeres mais básicos, o que não dizer para a difícil ascensão profissional?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (287 Kb)   docx (145.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com