TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: *** Tema *** QUESTOES ADMISTRATIVAS EM NOSSOS DIAS ATUAIS

Casos: RE: *** Tema *** QUESTOES ADMISTRATIVAS EM NOSSOS DIAS ATUAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa documental, baseada nos principais autores da atual discussão sobre a comunicação empresarial e o uso das tecnologias de informação me conduzem a afirmar que os meios de inovação tem um papel decisivo no desenvolvimento da chamada Revolução da tecnologia da Informação. Revela, também, que a concentração de conhecimentos e mão de obra qualificada contribuem para o desenvolvimento da gestão desse conhecimento.

A revisão da operação dos processos econômicos atuais nos leva a crer que a nova economia informacional funciona em escala global. Como indico em Sociedade em rede e Empresa em rede, o conceito de globalização sofre ataques constantes. Parte das críticas baseia-se em uma observação sensata, frequentemente esquecida: a economia internacional ainda não é global. Os mercados, mesmo para os setores estratégicos e as maiores empresas, ainda estão bem longe de ser totalmente integrados, os fluxos de capital são limitados pelos regulamentos monetários e bancários (embora o estabelecimento de centros financeiros no exterior e o predomínio de transações por computadores apresentem crescente tendência a driblar estes regulamentos); e cada empresa multinacional ainda mantém a maior parte de seus ativos e dentro de comando estratégico no país historicamente definido como sua ``terra natal''. Contudo, essa objeção só é muito importante no tratamento de questões referentes a políticas econômicas,. Se o argumento for de tendência para a globalização, ainda não se concretizaram por completo, seria apenas uma questão de tempo na sequência histórica para a clara observação do perfil da nova economia global.

A gestão do conhecimento supõe a estabilidade da força de trabalho na empresa, porque apenas dessa forma é racional que um indivíduo transfira seus conhecimentos para a empresa, e a empresa difunda conhecimentos explícitos entre seus trabalhadores. Assim, esse mecanismo aparentemente simples, cujo grandes efeitos no aumento da produtividade e qualidade é mostrados em vários estudos de caso publicados em revistas especializadas, realmente envolve uma transformação profunda nas relações entre empresários e trabalhadores.

Comunicação on-line e a capacidade de armazenamento computadorizado tornaram-se ferramentas poderosas no desenvolvimento da complexidade dos elos organizacionais entre conhecimentos tácitos e explícitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com