TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES DE COMPUTADORES

Resenha: REDES DE COMPUTADORES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Informática para Concursos

Olá a todos.

Meu nome é Adriano Lima. Sou analista, onde trabalho na área de informática há cerca de 16 anos. Atualmente trabalho com análise e desenvolvimento de planilhas eletrônicas, uso principalmente as ferramentas office. Integro a equipe de professores do Polycursos - Natal/RN.

No site, minha principal missão é tentar tornar a informática mais “digerível” para aqueles que possuem menos contato com a disciplina e para aqueles que são mais resistentes ao seu aprendizado.

A quantidade de questões apresentadas por aula varia bastante em função do assunto tratado, já que as bancas sempre têm predileção por um ou outro tema. No entanto, tentaremos manter cerca de 15 a 20 questões por aula. Elas serão o nosso gancho para o desenvolvimento dos temas e a ferramenta para sua fixação. Ao final de cada aula apresentarei uma lista contendo todos os exercícios (sem comentários e sem gabarito) para que vocês possam testar os seus conhecimentos antes de verificar os comentários às questões.

Teremos então, além desta aula, mais cinco aulas, que serão assim

divididas:

Aula 1: Hardware – continuação.

Aula 2: Internet e e-mail.

Aula 3: Microsoft Office.

Aula 4: Windows.

Aula 5: Unix e Linux.

Tentarei apresentar um curso objetivo e sucinto, procurando sempre focar nos assuntos mais costumeiramente exigidos pela banca. Isso significa, em princípio, que precisaremos estudar alguns tópicos menos detalhadamente, ao mesmo tempo em que seremos mais repetitivos em outros.

A propósito, o primeiro passo para que possamos fazer uma boa prova é conhecer bem o estilo - o “jeitão” - da prova que vamos ter que enfrentar.

O aspecto mais importante, em minha opinião, é a profundidade com que os temas são tratados. O nível exigido nas questões está muito, muito distante daquele cobrado nas provas da ESAF, aproximando-se mais do nível exigido pelo CESPE, embora ainda um pouco mais simples que este.

Outro aspecto diz respeito à tradição do que é cobrado e como são apresentadas as questões. Provavelmente não encontraremos nenhuma captura de tela de programas, ou imagens de ícones. Quer dizer, há grandes chances de não termos nenhum recurso visual na prova de informática. Isso faz com que as questões se voltem mais a aspectos como teclas de atalho e seqüências de menus, além da parte mais teórica associada ao hardware.

Uma outra conseqüência disso é que nas questões de Excel, exige-se algum poder de abstração. Normalmente temos que imaginar uma planilha montada a partir do texto do enunciado. Em alguns desses casos, recomendo que se reproduza a tabela a lápis mesmo, para que se tenha uma melhor visualização do que é solicitado.

Preparem-se, portanto, para memorizar uma grande quantidade de menus, teclas de atalho, comandos e nomenclaturas. Por isso, sugiro que, paralelamente ao curso, utilizem os programas exigidos, sempre com atenção redobrada aos itens que citei. Imprima as aulas e teste os diversos menus e teclas de atalho apresentadas, diretamente nos programas. Acredito que não há melhor maneira de se memorizar esse

conteúdo.

Se você não tem computador ou se não dispõe das versões dos programas exigidos, sugiro que vá a uma dessas lojas de computadores em rede (Lan-house) para utilizar os programas. Em último caso, use o computador de um amigo, vizinho ou parente, mas não deixe de praticar os comandos das aulas.

Nesta nossa primeira aula, trataremos do assunto que geralmente inicia qualquer curso de informática, o hardware. Nosso edital pede: "Componentes básicos de hardware dos computadores - funções, características e propriedades". É um tópico que a FCC cobra sem muita profundidade, geralmente com questões diretas que exigem pouco tempo de resolução. Entretanto, o conteúdo de hardware é sempre extenso e, como não temos como adivinhar o que vai cair na prova, precisamos dar uma passada por tudo, mesmo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com