TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 11

WILLAMS PEREIRA RABELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Porto Nacional

2015


WILLAMS PEREIRA RABELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio Supervisionado de complementação do curso Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional.

Orientador: Paulo Cézar de Souza Patrício

        

Porto Nacional

2015


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        3

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/UNIDADE ESCOLAR        4

3 REGISTRO ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR        6

4 REGISTRO DE OBSERVAÇÕES        8

5 REGISTRO DE REGÊNCIA        10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


1 APRESENTAÇÃO

O objetivo do presente relatório é evidenciar as conclusões das observações realizadas no estágio de observação na Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, num período total de 100 horas, se subdividindo em momentos de observação, planejamento, regência, elaboração do projeto de intervenção e para finalização do estágio a construção do relatório final expondo as vivencias dos estagiários.

O estágio supervisionado I do curso de Licenciatura em Computação foi realizado na escola campo a qual oferece o ensino fundamental do 1º ao 5º ano e a EJA - Educação de Jovens e Adultos, localizada no setor Jardim Querido na Avenida Imperatriz S/N, nas proximidades do trevo em sentido Porto /Palmas, município de Porto Nacional - TO com o CEP: 77500-000. O estágio teve a duração de 6 meses, iniciando suas ações no dia 24 de Fevereiro de 2015 e finalizando com a entrega do relatório no dia 19 de Junho.

O estágio foi desenvolvido sob a orientação do professor Paulo Cézar de Sousa Patrício do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Tocantins - Campus Porto Nacional, e foi realizado através de um projeto de intervenção com objetivo de analisar e contribuir numa sistemática de orientação e monitoramento dos alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental, ensinando aos alunos os primeiros passos para que eles aprendam informática básica.

Sobretudo o Estágio Supervisionado é uma importante ferramenta no processo de formação dos alunos do curso de Licenciatura em Computação, pois é através deste que se pode conciliar todo o processo de aprendizado teórico com a prática escolar, propiciando aos alunos uma importante experiência na prática educacional.


2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/UNIDADE ESCOLAR

O estágio supervisionado 01 de licenciatura em computação foi realizado na Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, que atende do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a EJA - Educação de Jovens e Adultos,  2º Segmento. (6º ao 9º ano). Contudo só foram formadas duas turmas desta, sendo o 3º e 4º ano ambos no período vespertino.

Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza recebeu esse nome em homenagem ao ilustre médico e ex-prefeito da cidade Dr. Euvaldo por ter prestado serviços de suma importância a essa comunidade. Iniciando o seu funcionamento no dia 10 de março de 1994. Atualmente exerce a direção a Srª Conceição Aparecida Ciqueira Cunha, que assumiu a gestão da escola em janeiro de  2014.  

Com relação ao espaço físico o prédio escolar contém atualmente cinco salas de aula, uma biblioteca (inadequada), uma sala dos professores (inadequada), um banheiro masculino, um banheiro feminino, um banheiro para portadores de necessidades especiais, uma cozinha (inadequada), um depósito para alimentos (inadequado), uma sala de gestão (inadequada), uma secretaria (inadequada), uma sala de informática (inadequada), uma sala de recurso (inadequada) e uma quadra coberta de boa qualidade, mas está necessitando de reparos. A escola será beneficiada com duas salas de aula, dois banheiros, uma cantina e uma secretaria, pois já estão sendo construídas.

Atualmente o seu corpo técnico pedagógico é composto por de 37 funcionários: 01 gestora, 01 coordenadora pedagógica que atende ao Ensino Fundamental, 01 coordenadora pedagógica que atende a Educação de Jovens e Adultos, 01 secretária geral, 02 agentes administrativos, 01 monitor, 05 Auxiliares de Serviço Gerais, 03 merendeiras, 19  professores e 03 vigias.

Foram observados que a escola campo possui os seguintes recursos para uso da equipe escolar: Dois bebedouros, dez computadores (sendo 1 de uso da secretaria da U.E, oito em funcionamento operando com o sistema Linus Educacional, e uma unidade danificada) uma caixa amplificada e um Datashow. Além disso, todos os computadores possuíam acesso a Internet Banda Larga, bem como rede Wi-Fi, foram também observados alguns problemas com manutenção dos mesmos bem como a necessidade de substituição de peças nestas máquinas.


3 REGISTRO ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR

A escola possui um Projeto Político Pedagógico (PPP) que foi elaborado em juntamente com o corpo docente, porém não teve as modificações, nem foi adaptado para o presente ano letivo. Segundo a apresentação do mesmo, a unidade Escolar atende o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA- Educação de Jovens e Adultos - 2º  Segmento (6º ao 9º ano), funcionando nos três turnos. Além de ser acompanhada pelas sistematizações de ensino da Secretaria Municipal de Educação, a unidade escolar oferece a sua clientela o programa educacional PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - as crianças de até os oito anos de idade.

Sobre o planejamento escolar, o mesmo acontece periodicamente com todos os professores para discutirem e compartilhar as dificuldades do cotidiano no âmbito escolar. São promovidos ao longo do ano letivo alguns eventos tais como: Gincanas, desfile de sete de setembro, comemorações de datas festivas, como por exemplo, dias das mães, festa junina, aniversário da cidade, além de muitas outras. Os alunos também contam com acompanhamento escolar semanal, desenvolvido pela professoras no momento do reforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com