TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de computadores

Tese: Redes de computadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

1. Explique qual a relação entre as redes de computadores e os sistemas distribuídos e responda a seguinte Questão: Qualquer associação entre computadores pode submeter-se a um sistema distribuído?

As redes de computadores possibilitaram que os trabalhos realizados antes em apenas um computador, pudessem ser realizados por um grande número de computadores separados, ao alcance de todas as pessoas. Sua principal característica é o compartilhamento de recursos, fornecimento de serviços, programas, e dados disponível à todos os usuários de uma rede.

Um sistema distribuído é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes locais e em sistemas com características próprias, dando a impressão ao usuário que toda aplicação é gerenciada por um sistema único, é um conjunto de processos concorrentes acessando recursos distribuídos, os quais podem ser compartilhados ou replicados, através de troca de mensagens em um ambiente de rede.

Sendo assim, podemos dizer que a relação entre Redes de Computadores e Sistemas distribuídos é fornecer comunicação, compartilhamento de recursos, tais como: impressoras, arquivos, páginas web, acesso a banco de dados distribuídos, etc., fornecimento de serviços aos usuários que estejam nela conectados. Portanto, não é qualquer associação de computadores que pode estar submetida a um sistema distribuído, pois este lida com carga maciça de dados e tráfego na rede, muito mais do que em apenas uma única máquina, realizam o processamento de dados em massa e responde grandes quantidades de requisições, concorrentes como acontece em muitos sistemas pela internet, e ainda, são muito mais confiáveis. 

2. Explique as características de cada fase e como foi o desenvolvimento do padrão Ethernet.

A ethernet teve seu início em 1973 com uma velocidade de apenas 3Mbps e suas principais características eram:

Simplicidade e facilidade de manutenção;

Capacidade de introdução de novas tecnologias;

Confiabilidade;

Instalação e atualização econômicas.

A Ethernet foi desenvolvida na University of Hawaii e seu nome original era “Alohanet”, surgiu no ano de 1970 e era utilizado para realizar a comunicação entre os host’s nas Ilhas do Havaí.

A Ethernet foi base para o desenvolvimento de um projeto criado em 1980 por Robert Metcalfe e amigos da Xerox, que tornou-se mais tarde a primeira rede local do mundo.

O primeiro padrão Ethernet foi publicado por uma parceria entre: DEC, Intel e Xerox. Inicialmente, a Ethernet transmitia até 10Mbps usando um cabo coaxial grosso com uma distância de até 2 km.

O IEEE padronizou a Ethernet apenas em 1985 com a especificação 802.3.Algumas adequações forma realizadas para que a Ethernet fosse compatível com o modelo OSI, mesmo com estas modificações não houve nenhuma quebra de compatibilidade, em 1995 o IEEE anunciou um padrão Ethernet de 100 Mbps, para posteriormente serem criados padrões de 1Gbps e 10 Gbps. O padrão Ethernet é especificado da seguinte forma:

Velocidade + base/board + meio;

Como: 10BASE2, 10BASE5, 10BASE-T, 100BASE-TX;

A Ethernet trabalha nas camadas 1 e 2 do modelo OSI.

Os dados transmitidos por ele degradam-se a medida que viajam pelo meio compartilhado, por isso existem especificações de distância máxima. Seu endereçamento é feito da seguinte forma:

Usa o Media Access Control – MAC;

48 bits de comprimento;

Primeiros 6 dígitos hexadecimais representam o fabricante – o mesmo é atribuído pelo IEEE;

Os 6 dígitos hexadecimais restantes representam um número serial;

O endereço MAC fica gravado na memória ROM da placa de rede.

3. Sabemos que as redes sem fio (wireless) estão sendo amplamente utilizadas, e esta utilização ocorre tanto no ambiente doméstico como no ambiente corporativo. Faça uma comparação entre as redes cabeadas (com fio) e redes wireless (sem fio), destacando as vantagens e desvantagens existentes em cada tecnologia. Acrescente a sua pesquisa as padronizações estabelecidas pelo IEEE para ambas as tecnologias.

Uma rede sem fio nos proporciona uma maior mobilidade e comodidade, facilitando a troca de informações sem termos que se preocupar com uma conexão física. Além disso, a rede pode ser mais ampla sem a necessidade de mover ou instalar cabos. Uma das maiores vantagens, talvez a maior, é a mobilidade da rede sem fio provê em sua utilização. Mobilidade significa estar conectado a qualquer hora, em qualquer lugar, com acesso às informações que forem necessárias para fazer seu trabalho. Além disso, a rede sem fio provê maior liberdade e utilização de “Palm Tops”, “laptops” e celulares. Há muitos estabelecimentos comerciais, como redes de “fast food”, que substituíram os bloquinhos de anotação de pedidos por “Palm tops” que enviam diretamente ao caixa o pedido feito por um determinado cliente, poupando tempo e criando maior satisfação. Também podemos considerar vantagens da rede sem fio, porque é mais fácil e o custo de instalação é baixo. Se configurada de forma correta e adequada, este tipo de rede torna-se segura e confiável, e o usuário pode usufruir da mobilidade dentro do enlace de conexão.

Algumas das desvantagens são que este tipo de conexão pode sofrer interferências, os equipamentos de instalação têm custo elevado, chegando a quatro vezes mais se comparado com equipamentos da rede cabeada.

O uso de redes cabeadas LAN, que é o nome que se dá a uma rede de carácter local, onde estão ligados alguns sistemas numa área geográfica pequena. Normalmente uma LAN está enquadrada num escritório ou numa empresa não dispersa geograficamente. As tecnologias principais que uma LAN pode utilizar são a Ethernet, o Token Ring, o ARCNET e o FDDI ("Fiber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com