TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Pratica Algoritmos E Programação Estruturada

Por:   •  29/2/2024  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CIBERSEGURANÇA

IGOR TRINDADE DA SILVA RIBEIRO DE AQUINO

roteiro de aula prática

ALGORITIMOS E PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

[pic 4]

Morro do Chapéu, Bahia

2023

IGOR TRINDADE DA SILVA RIBEIRO DE AQUINO

roteiro de aula prática

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em Cibersegurança  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.

Professor:

Profª. Wesley Viana Pereira

Morro do Chapéu, Bahia

2023


sumário

sumário        2

1        INTRODUÇÃO        3

2         MÉTODO..............................................................................................................4

3        DESENVOLVIMENTO        5

4        Conclusão        9

  1. INTRODUÇÃO

Nesta abordagem, exploraremos a elaboração e teste de dois algoritmos, aproveitando a funcionalidade da ferramenta VisualG para proporcionar uma compreensão clara dos conceitos de programação. Os algoritmos criados visam abordar desafios distintos, permitindo que os usuários adquiram habilidades variadas por meio da prática.

No primeiro algoritmo, a interação com o usuário é o destaque. Ele será convidado a inserir sua idade, e o programa, por sua vez, irá determinar se o usuário é menor ou maior de idade, gerando uma mensagem correspondente.

O segundo algoritmo nos conduz a um território matemático, apresentando uma estrutura de repetição com teste no início. Aqui, a tarefa é projetar um algoritmo capaz de calcular potenciações. Especificamente, iremos resolver a expressão r = a^b, onde a e b são números inteiros e positivos.

Através da utilização da plataforma VisualG, teremos a oportunidade de criar, executar e avaliar esses algoritmos de maneira clara e eficiente. Cada algoritmo aborda um conceito fundamental da programação, oferecendo uma base sólida para a compreensão de estruturas de controle e cálculos matemáticos.

  1. MÉTODO

Nos dois algoritmos que propostos, serão empregados métodos comuns de programação e lógica. A seguir, uma breve explicação desses métodos.

Primeiro Algoritmo (Verificação de Idade):

1. Entrada de Dados: O algoritmo solicitará que o usuário insira sua idade utilizando a função `Leia`.

2. Estrutura Condicional: Será utilizada uma estrutura condicional (`Se...Senão...FimSe`) para verificar se a idade inserida é maior ou igual a 18.

3. Saída de Dados: Dependendo da verificação da estrutura condicional, o algoritmo exibirá a mensagem "Maior de idade" ou "Menor de idade" utilizando a função `Escreva`.

Segundo Algoritmo (Cálculo de Potenciação):

1. Entrada de Dados: O usuário deverá inserir dois números inteiros positivos, a e b, que são os operandos da potenciação. Isso será feito utilizando a função `Leia`.

2. Estrutura de Repetição: Será utilizada uma estrutura de repetição (um loop `Enquanto` ou `Enquanto...FimEnquanto`) com teste no início para calcular a potenciação. O loop repetirá os cálculos até atingir uma condição de parada definida.

3. Cálculo de Potência: Dentro do loop, o algoritmo calculará a potência a^b utilizando repetidas multiplicações ou uma função de potenciação disponível na linguagem, se houver.

4. Saída de Dados: Após o cálculo, o resultado da potenciação (r) será exibido utilizando a função `Escreva`.

Em resumo, os métodos envolvidos serão entrada e saída de dados, estruturas condicionais para tomada de decisões, estruturas de repetição para execução de tarefas múltiplas, cálculos matemáticos básicos e uso de funções predefinidas da linguagem (se disponíveis). Esses métodos são fundamentais em programação e são usados para resolver uma variedade de problemas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Foi utilizado no desenvolvimento o sistema VisualG. O VisualG é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) voltado para o ensino e aprendizado de programação. Ele foi criado para auxiliar iniciantes no aprendizado de lógica de programação e algoritmos, oferecendo uma interface simples e amigável para escrever, testar e entender algoritmos antes de mergulhar em linguagens de programação mais complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (738.8 Kb)   docx (127.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com