TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Técnica de Gerenciamento de Memória e Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Técnica de Gerenciamento de Memória e 1.2 Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual

Windows: O Windows trabalha com dois tipos de memória, sendo a primeira a memória principal - também chamada de memoria física – e a segunda conhecida como memória virtual, sendo associada como uma espécie de memória auxiliar utilizada pelo computador em casos específicos. Ao carregar na memoria todos os software necessários para o funcionamento do sistema, o Windows respeita algumas premissas essenciais para obter melhor experiência em gestão de memorias. A memoria física recebe o que o Windows julga essencial, como o próprio sistema operacional e os aplicativos que o usuário estiver utilizando no momento. O remanescente, sendo aquilo que o Windows julga a não ser usado com certa urgência, ficará na memória virtual. A memória virtual é um recurso essencial para o armazenamento de dados que não estão em uso, mas que devem ser recuperados com uma considerável velocidade assim que necessário. Esta memória é utilizada também quando se esgota, por completo, o espaço disponível na memória física. Nesta situação,  memória virtual desempenha um papel de extensão da memória principal.

Linux: A memória física do Linus trata-se da memoria RAM propriamente dita. A área de troca é um espaço que geralmente é criado no HD servindo para desempenha a função de memória casa haja falta de espaço na memoria RAM evitando, desta forma, a queda de desempenho no sistema. A união destas duas forma a memoria virtual. No Linux os processos que estão em execução possuem prioridade na memoria e quando este termina, caso haja espaço na memoria, fragmentos deste processo ficam na memoria para que, assim que necessário utilizar este novamente, sua volta seja muito mais rápida. Contudo, caso a memoria física esteja lotada com processos que estão sendo executados, temos a utilização de memo. SWAP. A memoria virtual do LINUX É uma paginada, sendo possível que programas sejam executados possuindo o tamanho maior que memoria física do computador. Podemos considerar também que, quantos mais memoria é solicitada no Linux, o mesmo passa a transferir arquivos não utilizadas há algum tempo na memoria RAM à memoria virtual (SWAP), liberando desta forma memoria física para os aplicativos. O Linux também utiliza a energia ociosa para a cache, no intuito de agilizar os processos solicitados pelo usuário naquele documento. Durante o período de ociosidade de energia, o sistema absorve essa memoria, mas assim que o usuário necessite do recurso, o Linux libera imediatamente, podemos dizer que o Linux gerencia a energia e a memoria de forma inteligente e eficaz, pois ao invés de deixa-la sub-tilizada, a utiliza para agilizar outros processos.

1.3 Gerenciamento de Memória

WINDOWS: Entre no “Painel de Controle”, “Sistema e Segurança” e em seguida Sistema. No menu do canto esquerdo, clique em "Configurações avançadas do sistema".

[pic 1]

Na janela que abrir, selecione a aba "Avançado" e na área "Desempenho" clique em "Configurações".

[pic 2]

Na nova janela que abrirá, selecione novamente a aba "Avançado" e na área "Memória Virtual" clique em "Alterar".

[pic 3]

Agora estamos finalmente dentro do gerenciador de memória virtual, onde é  possível escolher o tamanho, disco onde está localizado e até mesmo deletá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com