TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica

Por:   •  17/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Empreendedorismo

vISITA TÉCNICA AO RECIFE

Angela Melo

Ouricuri - 2018


Relatório de Empreendedorismo

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM INFORMÁTICA

Angela Melo

[pic 1]

Ouricuri - 2018


Introdução

A  visita  técnica  foi realizada nas cidades Recife, Bezerros e Buique

nos dias 23 a 27 de julho de 2018 ao Porto Digital, Porto de Suape e Shopping Rio Mar.

Participaram da visita as turmas do ensino médio e subsequente do curso tecnico de informática guiados pelos Professores Shayanne e Márcio.

O objetivo da visita foi absorver de maneira mais eficiente o conteúdo teórico  repassado em sala de aula ( ensino médio – Materia de Geografia),  e entender melhor o papel da informática em cada divisão para o andamento das empresas e as oportunidades de emprego nas mesmas.

PORTO DIGITAL

Tivemos a oportunidade de ir no Portomídia um dos núcleos de gestão do Porto Digital, onde deram uma palestra sobre como funciona o porto, relação sobre as empresas e a renovação das casas antigas. O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. 

Hoje o Porto Digital conta com 250 empresas e instituições embarcadas em seu território. Boa parte atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. São empresas que desenvolvem softwares, aplicativos móveis, sistemas de gestão e soluções customizadas. Há ainda empresas que lidam com tecnologias avançadas, como inteligência artificial, redes neurais e automação. Entre as empresas presentes no parque estão líderes da indústria global e referências nacionais em inovação, como: C.E.S.A.R, Neurotech, Serttel, Accenture, Contax, Stefanini IT, Procenge, Provider, Microsoft, Oi, Samsung, HP, Motorola e Alcatel-Lucent.

O Porto Digital possui três incubadoras em operação que corresponde ao suporte para o desenvolvimento do Projeto de Negócio Inovador (startup / empreendimento criativo). O Programa de Incubação está baseado em metodologias apropriadas para desenvolvimento de negócios inovadores como o Business Model Canvas, Customer Development e Design Thinking.

A visita mais esperada pelos alunos na area de TI, e também a mais decepcionante. Esperavamos que iriamos visitar o porto em si, mas nos colocaram em um auditorio e deram uma palestra. Queriamos visitar as empresas, ter conhecimento de como é trabalhar na área de TI, ver programadores, tirar duvidas ou até receber uns conselhor. Quais oportunidades de estagio teriamos naquelas empresas.

PORTO de suape

        A visita ao Porto de Suape, foi o contrário do Porto Digital. Nossa expectativa era baixa, pensávamos que iria ser só palestras. Uma das funcionárias da parte administrativa nos levou para uma excursão dentro do porto, falou sobre a origem, as empresas que estão situadas, as obras, os navios e sobre o desenvolvimento com sustentabilidade.

O Porto de Suape conta com um conglomerado de 100 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, cujos investimentos privados ultrapassam R$ 50 bilhões. Juntas, as empresas situadas no Complexo geram mais de 18 mil empregos diretos. Ao mesmo tempo em que ofertam emprego e renda no território estratégico de Suape, esses empreendimentos alavancam a economia do Estado, com a contratação de fornecedores, sejam de pequeno, médio ou grande porte, em todo o Estado. As empresas atuam em dez polos de negócios, são eles: Logístico, Granéis Líquidos e Gases, Naval e Offshore, Petroquímico, Pré-forma Plástica, Componentes Eólicos, Geração de Energia, Metalmecânico, Alimentos e Bebidas, e Material de Construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (507.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com