TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório prática de eletricidade - ACIONAMENTO DE RELÉ

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Relátorio de acionamento de relé

Tamyres Blenda Teófilo do Nascimento,

1Ciência da computação – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
{blenda.tamy@gmail.com}

1. Objetivo

Documentar as etapas de um experimento em que ligaremos um LED com um auxílio do relé para maior controle do sistema montado. No experimento proposto, usaremos a tensão de 5V provenientes da porta USB de um pc para prover a alimentação do sistema proposto.

2. Materiais utilizados

Alimentação : O adaptador SanUSB nos auxiliará no trabalho de capturar a tensão de 5 V vindo da porta USB para o sistema proposto.

Resistores: São peças que transformam parte da energia elétrica em energia térmica. Ao fazer isso ele limita a energia que passa para os demais componentes. Nessa prática, ele limita a intensidade de corrente que passa para o LED e para o transistor, para que esses componentes não sejam afetados pela corrente. Usaremos 2 resistores de 390 ohms.

Transistor : Faz o controle da corrente que passa pelo circuito naquele ponto onde está. Os três contatos dos resistores são responsável por essa manipulação. O contato do meio serve de base, os outros dois servem como coletor e emissor. Apenas quando uma tensão é aplicada no contato base, que a corrente passa do coletor para o emissor que transmite o sinal amplificado.

Capacitor: É utilizado para armazenar cargas. Na nossa prática será muito importante, assim como é nos circuitos em geral, pois será responsável por armazenar cargas para fornecer a bobina do relé quando ela precisar de cargas e será responsável por receber a descarga da bobina quando for necessário, protegendo assim componentes mais frágeis, como o transistor e servindo de segurança contra a instabilidade elétrica causada pelo carregamento ou descarga da bobina.

Diodo: É um componente que tem por função permitir a passagem de cargas por um única sentido, não permitindo que a corrente passe para o sentido indesejado, protegendo assim, a integridade dos demais dispositivos.

Para evitar que a tensão na carga se torne instantaneamente negativa devido à presença da indutância, emprega-se o diodo de “roda-livre”, que será o que usaremos na prática.

LED: O LED (Light Emitting Diode) é um diodo emissor de luz. Na prática, terá a função de nos dar o conforto visual que o circuito está funcionando e com as ligações corretas para que se forneça tensão para acender o LED. Mas, com o mesmo circuito, poderemos ligar por exemplo, uma lâmpada.

3. Circuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com