TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre ciência da computação

Ensaio: Respostas a perguntas sobre ciência da computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Ensaio  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1) Analise as alternativas que seguem e marque somente aquela que contiver softwares do tipo instrucionista.

C. Jogos educacionais, exercício e prática, simulação fechada.

Essa alternativa é a única que traz apenas softwares onde a relação permitida é: a “máquina ensina” o aprendiz.

2) Analise as alternativas a seguir e marque somente aquela que contiver softwares do tipo construcionista.

E. Software de autoria, aplicativos, simulações abertas.

Nessa alternativa todos os softwares permitem uma interação de troca: o aprendiz também “ensina” a máquina e aprende com essa interação.

3) Suponha uma situação em que um professor usa um editor de texto em uma prática pedagógica do tipo construcionista. Descreva e analise esta situação sob a ótica do ciclo descrição – execução – reflexão – depuração – descrição.

No primeiro momento o aluno irá descrever a resolução do problema de acordo com o conhecimento que tem sobre o assunto, os conceitos, a linguagem, etc. Logo após isso o aluno tem um feedback da sua resolução. Funciona como um “medidor imediato” de seu próprio conhecimento. Com esse feedback o aluno, em caso de erro, pode refletir sobre onde está a falha, no que precisa melhorar para atingir o correto. Depois disso ele pode modificar, refazer sua descrição.

4) Explique a frase: Instrucionista ou Construcionista? Depende!

Quer dizer que a atividade não depende somente do software utilizado, instrucionista ou construcionista. Mas depende também da postura que o professor, de como ele irá fazer uso desse software. Ele pode utilizar um software construcionista e mesmo assim tornar a atividade em uma atividade meramente instucionista. E vice-versa.

5) Todos os critérios e variáveis que listamos para avaliação de software educacional são importantes. Entretanto, neste exercício, analise e indique aqueles que são imprescindíveis para um software construcionista. Explique suas indicações.

Dentro do critério pedagógico, a variável “Interatividade” e ente aluno e software e também a variável “avaliação” irão dizer muito se o software poderá ser usado como construcionista ou apenas como instrucionista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com