TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre ciência da computação

Ensaio: Respostas a perguntas sobre ciência da computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Ensaio  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

O que acontece se um processo tentar acessar diretamente um dispositivo de entrada e saída?

Se um processo não indicar explicitamente a troca de contexto (por exemplo, ao realizar uma operação de E/S), uma interrupção de tempo é disparada, e o sistema operacional troca o contexto para outro processo. Isso assegura que a CPU não é monopolizada por um processo somente.

Quais são as formas de chavear um processo para o modo supervisor?

Só estando no modo supervisor.

Qual o método mais comum de proteção da memória?

Em sistemas operacionais, segmentação é uma das maneiras mais comuns para a proteção de memória, sendo a memória paginada outro método bastante utilizado. Significa que parte da memória é removida do processo sendo executado atualmente, através do uso de registradores. Se o dado prestes a ser lido ou escrito está fora do espaço de endereços do processo, uma falha de segmentação é lançada.

Qualquer programa de computador está dividido em secções, como as declarações de variáveis e declarações de sub-rotinas, sobretudo se ele foi escrito numa linguagem de alto nível. Em termos de execução, cada uma dessas secções vai ocupar um segmento da memória.

Por que as interrupções devem estar ligadas no momento da execução de um aplicativo?

Para que quando esteja rodando um processo, não se perca os dados desse processo ao rodar o aplicativo.

Qual a finalidade de um bloco descritor?

Tem a finalidade de armazenar dados que dizem respeito ao processo, como um metadado do processo indicando valores que definem suas características. Por exemplo, a prioridade, local da memória caso o processo utilize, contexto (instrução em execução e valores nos registradores), dono do processo, tamanho da memória utilizada, contabilidade de recursos utilizados como I/O, memória e processador, estado do processo.

O que são threads?

Um pequeno programa que trabalha como um subsistema independente de um programa maior, executando alguma tarefa específica. É dividido em vários threads, pode rodar mais rápido que um programa monolítico, pois várias tarefas podem ser executadas simultaneamente. Os vários threads de um programa podem trocar dados entre si e compartilhar o mesmo espaço de memória e os mesmos recursos do sistema.

O que são escalonadores de curto e longo prazo?

O escalonador de longo prazo (ou escalonador de jobs) seleciona o carrega novos processos na memória. Ele é responsável pelo grau de multiprogramação (quantidade de processos na memória). Ele tem esse nome de longo prazo, pois ele não é invocado com muita frequência.

Os escalonadores de curto prazo seleciona qual processo na fila de prontos será executado na CPU. Este escalonador é o que mais trabalha em um SO's, por isso, o nome curte prazo. Ou seja, ele é requisitado com alta frequência.

O que são algoritmos de escalonamento preemptivos e não preemptivos?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com