TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões de informática

Exam: Respostas às questões de informática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Exam  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

1. O que são e para que servem as redes de computadores?

Redes de computadores é conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e a troca de informações entre as maquinas. Servindo como conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma rede.

2. Que benefícios as redes sem fio têm em relação às redes com fios?

São redes que usam o AR como meio físico para trafegar informações.

A comunicação de redes sem fio nas redes locais funciona através de ondas de rádio, ou seja, radiações eletromagnéticas devidamente moduladas para transferir dados entre pontos de comunicação. Normalmente, os pontos envolvidos na comunicação são chamados de ponto de acesso e cliente.

Em redes pequenas é fácil de instalar e manter;

Tempo para implantação é menor em relação à rede cabeada;

O custo é um elemento a ser discutido com cautela;

Não existe fronteira exata da abrangência do sinal;

Não é imune a Interferência externa.

3. Qual a maior rede remota do mundo?

A maior rede remota do mundo é a ARPANet, acrônimo em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANet) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Pode se dizer que ela é a mãe da Internet,desenvolvida pela agência Americana ARPA (Advanced Research and Projects Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969.

4. O que significa a sigla TCP/IP?

TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

5. Pesquise o significado dos termos downloading e uploading.

Download significa fazer a transferência de algum arquivo, como imagem, vídeo ou documento, armazenado em um servidor remoto para o computador local. É o mesmo que baixar um programa disponível na internet para ser executado no computador do usuário.

Upload é um termo da língua inglesa com significado referente à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet.

6. Quais os serviços oferecidos pela Internet? Descreva cada um deles.

Os servidores de Internet podem oferecer vários serviços, como copiar arquivos (Download), enviar mensagens para outros usuários, participar de grupos de discussão, armazenas páginas da Web e visitar serviços de informações. Iremos abordar os seguintes serviços oferecidos pela Internet:

Transferência de Arquivos: O FTP é o protocolo usado para transferência de arquivos. Com o FTP (File Transfer Protocol) podemos transferir arquivos entre computadores pela Internet. O processo de transferência de arquivos é conhecido como Download/Upload:

Download – Quando copiamos (baixamos) um arquivo da Internet;

Upload – Quando enviamos um arquivo para a Internet.

Grupos de discussão: A Usenet (Users Net) abrange um enorme conjunto de grupos de discussão (newsgroups) em todo o mundo; cada um destes news groups é voltado a um determinado tópico.

Chat: A Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação bastante utilizado na internet. Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada, sendo o predecessor dos atuais programas de mensagens instantâneas.

Serviços de Mensagens Instantâneas: O serviço de mensagens instantâneas é uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através destes programas o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contatos, está online, isto é, conectou-se à rede. A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente.

Redes P2P: O P2P ou (Peer-to-Peer(Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros.

Correio eletrônico: O e-mail ou correio eletrônico permite a troca de mensagens escritas, às quais podem ser anexadas imagens, vídeos, documentos ou qualquer tipo de arquivo. Quando um usuário se inscreve em um provedor ele passa a ter um endereço de correio eletrônico, que corresponde a um espaço reservado no servidor de e-mails conectado à Internet.

World Wide Web: World Wide Web, que também pode ser chamada Web ou WWW é em termos gerais, a interface gráfica da Internet. Ela é um sistema de informações organizado com o intuito de englobar todos os outros sistemas de informação disponíveis na Internet. Sua idéia é criar um mundo de informações sem fronteiras, presumindo as seguintes características seguindo de seus importantes complementos

Acesso remoto: A Internet permite que computadores conectem outros computadores, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, isso permite novas formas de trabalho fora do ambiente comum de escritório. Seja em casa ou em uma viagem de negócios, uma pessoa pode acessar seu ambiente desktop do serviço, acessando e-mails e outros dados.

Colaboração: Tornou-se possível e mais fácil com a extensa facilidade e o baixo custo. O chat, as redes sociais (Orkut, MySpace, Fotologs, Blogs) e os mensageiros instantâneos (MSN, Yahoo!Messenger, Skype) também facilitaram de forma inimaginável a colaboração em rede, O e-mail também tornou-se ferramenta colaborativa mas, vêm perdendo seu espaço para essas novas formas de comunicação via internet.

Compartilhamento de arquivos - pode ser feito por quaisquer pessoas que tenha o acesso à internet, o arquivo pode ser transmitido através de um servidor Web, porém o mais utilizado hoje em dia é o servidor FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos) (FTP é mais conhecido como ficheiros) a forma mais usada.

Transmissão de mídia - Vem sendo cada vez mais usada, pois vários canais de televisão estão na internet oferecendo a transmissão de seus programas em tempo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com