TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo backend javascript - introdução a elementos basicos

Por:   •  5/6/2022  •  Resenha  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 14

Aula 1 – 17/11/2021

  • Variáveis -> sempre começando com letra minúscula. Quando mais de uma palavra usa o camelCase (na primeira letra da nova palavra bota uma letra maiúscula)

É uma “caixa” que serve para guardar Dados. Toda variável tem um nome e um conteúdo.

  • Com criar variáveis com const

(.js é um arquivo javascritp)

        Const ‘nomeVariavel’ = Conteudo; (se string tem q estar dentro de “”)

[para imprimir na tela: console.log(‘variavel ou conteudo’);]

[para executar o arquivo: node ‘nomedoaruivo.js’]

O const  não pode ser mudado depois de vc ‘setar’ o valor. É CONSTANTE (dai o nome const)

  • Como criar variáveis let 

Se quiser criar uma variável q vc pode mudar o conteúdo usa o let. 

Para criar segue o mesmo modelo de const, let ‘nomeVariavel’ = conteúdo

PARA CRIAR DUAS VARIAVEIS AO MESMO TEMPO:

let x = 10, y = 2; -> cria x e y na mesma linha.

  • Guardando Numbers.

Para guardar numero ‘fraciado’ usa-se pontos e não virgula... então meio seria 0.5 não 0,5.

  • String Template (comentário é com // )

Para imprimir texto + variável. Para fazer isso tem q usar CRASE dentro do console.log. EX: console.log(`minha idade é ${variavel}`);

  • Diferença entra var, let e const

Var não tem mais uso. Let é para quando vc quer ‘mudar’ o valor da variável. Const é quando vc quer que a variável tenha um valor constante. NÃO USAR VAR.

Quando usar número grandes, pode separar com underline _ que n afeta o resultado.

  • ESCOPO

É uma região do código onde a variável existe. Um arquivo é um ESCOPO. Para definir diferentes escopos dentro de um arquivo, vc consegue por meio de {}, o conteúdo dentro das chaves é só ‘usado e reconhecido’ dentro dele. VARIAVEIS CRIADAS FORA DO ESCOPO, SÃO ACESSADAS DENTRO. VARIAVEIS DENTRO DE UM ESCOPO NÃO SÃO ACESSDAS PELO DE FORA.

Ex.: const a = 1;

        {

          console.log(a); -> vai funcionar

}

Mas: {

          const a = 1;

}

        console.log(a); -> não funciona

  • Tipos de dados ( site mdn para documentação do javascript)

String – textos

Number – números, inteirios ou decimais.

Booleano – true e false

Null – valor nulo

Undefined – não definido anteriormente.

  • Operadores aritméticos.

Servem para fazer contas.

+ soma

- subtração

* multiplicação

/ divisão

Variável += valor; -> incrementa o valor na variável. Ex: x += 3; fica com resultado de x+3 (caso x = 12, seria 15)

Variável -= valor; -> decrementa o valor na variável

Variável *= valor; -> multiplica o conteúdo da variável pelo valor: x*= 3; multiplicaria x por 3

Variável /= valor; -> divide o conteúdo de variável pelo valor.

  • Concatenar Strings

Juntar textos que estão em variáveis diferentes. Basta ‘somar’ as variáveis com as strings:

Ex

Let nome = ‘rafa’

Let sobrenome = ‘rios’

Let nomeCompleto = nome + “ “ (para acrescentar um espaço em branco) + sobrenome

  • NaN e Infinity

NaN é quando o numero ñ é real. Not a Number (0/0 da um NaN)

Infinity – ao dividir um numero por 0, o computador divide por um numero muito próximo de 0... o que resulta num numero extremamente grande, dai o infinity

  • Op. Modulo ou Mod

Serve para tirar o resto de uma divisão.

Usa o símbolo %, é possível usar variável %= valor; que volta o resto da variável dividido pelo valor (joga o valor dentro da própria variável)

  • X++ e ++X

VARIAVEL++ Para incrementar em 1 unidade... ou seja o valor de variavel é somado 1

Ex.: let x = 10;

        X++;

        Console.log(x) // resulta em 11

O mesmo acontece para x--

O ++variável, faz com que a concatenação aconteça “logo” em relação ao variável++, isso vai ser importante se vc adicionar o valor concatenado a uma variável.

Ex.: y = x++ // x vai ser 11 mas y vai ser 10

        Y = ++x // ambos ficam com o valor 11.

  • Raiz quadrada e Potencia

Math.pow(x,y) -> para potencia de x a y potencia ex: math.pow(7,2) -> seria 7 ao quadrado = 49

Para potencia tb pode usar o ** ex: 7**2 = 49

Math.sqrt(x) -> para raiz quadrada do numero x. ex.: math.sqrt(9) -> raiz quadrada de 9 = 3

Aula 2(ou é 3) – 19/11/2021

  • Operadores de comparação

> Maior que

< Menor que

>= maior igual

<=  menor igual

  • Operadores de igualdade

==

!=

  • Operador de identidade -> verifica se são idênticos.

=== (idêntico) estritamente igual. além de ter o mesmo conteúdo possui o mesmo tipo (string ou number por exemplo)

!== (não idêntico) estritamente diferente

  • Debugger: símbolo de play com inseto (no vscode) seleciona o ponto vermelho vscode (antes do código) de onde deve para e começar a ver o passo a passo, depois so clicar em executar e depurar (selecionar node.js se n tiver ainda, no caso de javascritpt) e ir dando next pra ver depois.

  • If, else e else if – Condicionais

Sintaxe:

        If (condição) {

                Código propriamente dito

                }

Ex.:

Let a=7;

if(a>6){

        x = “oh yeah”;

        }

Console.log(x); -> como é verdade ele executa e roda o comando.

Caso o resultado de false  e vc queira fazer algo tb, basta acrescestar um else... ficando assim:

If (condição) {

                Código propriamente dito caso verdadeiro

        } else {

                  Condigo caso seja falso

}

Também temos o else if... serve do mesmo preceito de else, mas vc diz um else e seta outra condição no próximo if. Ficando:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com