TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os elementos básicos de uma pessoa com habilidade social

Artigo: Os elementos básicos de uma pessoa com habilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

A habilidade social é de extrema importância para o ser humano. É através dela que as pessoas conseguem manter relacionamentos satisfatórios e compensadores, o que ocorre quando as partes envolvidas estão dispostas a respeitar tanto os seus direitos quanto os dos outros.

Para que uma pessoa possa ser considerada socialmente habilidosa é necessário que ela desenvolva 3 elementos básicos:

EMPATIA: – é a capacidade de ouvir o ponto de vista do outro e seus sentimentos, sem julgar, deixando de lado, por um momento, seus conceitos e valores, na tentativa de compreender o que o outro está dizendo e sentindo. A pessoa empática deve expressar verbalmente sua compreensão, de forma que o outro se sinta verdadeiramente compreendido.

ASSERTIVIDADE: – é a capacidade de respeitar e expressar seu próprio ponto de vista, seus desejos e seus sentimentos, suas crenças e seus valores de forma sincera, porém, não agressiva.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: – é a capacidade de, diante de um problema ou conflito, selecionar todas as possíveis soluções e propor aquela que melhor possa atender ao interesse de todos os envolvidos.

OBS:

Ser empático, não significa que você deve concordar com o ponto de vista do outro, mas sim, que ouviu atentamente o que ele quis dizer e que respeita seu ponto de vista e seus sentimentos.

Pessoas que dizem tudo o que pensam sem considerar nem respeitar os sentimentos e interesses dos outros, não são assertivas, mas sim agressivas.

A solução de problemas deve ter em vista satisfazer tanto seus desejos quanto os desejos do outro. Quando isso se torna impossível, a melhor solução é propor um acordo, no qual cada um cede um pouco.

O silêncio não soluciona problemas, apenas amplia-os e retarda a solução.

Pessoas não assertivas são geralmente empáticas, por isso muitas vezes, deixam de levar em conta seus desejos e sentimentos para não ferir ou magoar os outros. Com o tempo, isso acaba gerando raiva e ressentimentos. Muitas vezes os não assertivos só conseguem dizer o que sentem por meio de um ataque de raiva, o que geralmente vem acompanhado de uma postura agressiva. Assim, com freqüência estão cobertos de razão, mas como a forma de expressar essa razão foi errada, raramente eles obtém o resultado desejado.

Há pessoas que são socialmente habilidosas de forma inata, ou seja, conseguem intercalar adequadamente empatia, assertividade e solução de problemas. Mas, a maioria das pessoas, ou têm características assertivas ou empáticas, o que impede que desenvolvam a capacidade de solucionar problemas. Entretanto, o ser humano é um ser que tem uma enorme capacidade de aprender, assim, qualquer pessoa pode aprender a desenvolver habilidades sociais, através de um treinamento adequado.

Convém ressaltar que as habilidades sociais permitem uma convivência harmoniosa com uma grande maioria de pessoas, entretanto, existem aquelas com as quais não há habilidade social capaz de fazê-las conviver ou conversar de forma tranqüila e civilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com