TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os elementos básicos da competição estratégica

Tese: Os elementos básicos da competição estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 2

No campo acadêmico a discussão sobre estratégia começou no início dos anos 50, mas foi no seu término que Kenneth Andrews, professor de Política de Negócios de Harvard, afirmou que "toda organização empresarial, todas as suas subunidades e até cada indivíduo deve ter um conjunto claramente definido de fins ou metas, que o mantenha em movimento numa direção deliberadamente escolhida e impeça que desvie por direções indesejadas”.

No período pós-guerra o mundo viu a emergência da estratégia como forma de moldar as forças do mercado e afetar o ambiente competitivo, porque começou a surgir um novo tipo de empresa: uma empresa verticalmente integrada que investia intensamente em manufatura e marketing e em hierarquias para coordenar essas funções. Assim, com o passar do tempo, as maiores empresas começaram a alterar o ambiente competitivo em suas indústrias e até mesmo a ultrapassar limites entre elas.

Nos anos 60, as escolas de administração começaram a focalizar a combinação das “forças” e “fraquezas” de uma empresa com as “oportunidades” e “ameaças” (SWOT- Strength, Weakness, Opportunity, Threat) que ela enfrentava no mercado.

A partir daí, as empresas começaram a avaliar o ambiente no qual estavam inseridas, permitindo assim, que elas planejassem a evolução da sua própria empresa, pois é para isso que existe a estratégia. Em qualquer empresa, esta busca é um processo interativo que começa com o reconhecimento de quem somos e do que temos neste momento. Seus competidores mais perigosos são os que mais se parecem com você. As diferenças entre você e seus competidores são à base da sua vantagem competitiva.

Os elementos básicos da competição estratégica são:

(1) capacidade de compreender o comportamento competitivo como um sistema no qual competidores, clientes, dinheiro, pessoas e recursos interagem continuamente; (2) capacidade de usar essa compreensão para predizer como um dado movimento estratégico vai alterar o equilíbrio competitivo; (3) recursos que possam ser permanentemente investidos em novos usos mesmo se os benefícios conseqüentes só aparecerem em longo prazo; (4) capacidade de prever riscos e lucros com exatidão e certeza suficientes para justificar o investimento correspondente; (5) disposição de agir.

A estratégia envolve tudo e requer comprometimento e dedicação por parte de toda organização. A incapacidade de qualquer competidor em reagir, reorganizar e alocar seus próprios recursos contra um movimento estratégico de um rival pode virar todo o relacionamento competitivo às avessas. Muitos autores buscaram definir o termo “estratégia” no âmbito de suas conclusões e considerações no contexto empresarial, assim vejamos algumas definições:

Estratégia é a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa. [...] O objetivo deve ser aumentar o escopo de sua vantagem, o que só pode acontecer se alguém perder com isso[1].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com