TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SCRUM - Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAGEM COMERCIAL

SENAC

Lucy Batista de Oliveira

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Pólo de Educação à Distância SENAC Tiradentes - São Paulo

2018


Lucy Batista de Oliveira

Produção Textual Individual: Framework Scrum

Trabalho de produção textual, como exigência da matéria de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Curso de Graduação de Gestão de Tecnologia da Informação.

Prof. Tutor Rafael Guem Murakami

São Paulo

2018


METODOLOGIAS ÁGEIS E FRAMEWORK SCRUM

Fundamentos da Metodologia Agile

A metodologia Agile, ou ágil em português, se refere a um conjunto de métodos e práticas, utilizada para tornar os processos empresariais mais ágeis e competitivos, sobretudo o desenvolvimento de sistemas, tornando a gestão e planejamento de projetos de software dinâmica, flexível e com grande aumento de produtividade.

Esta metodologia está baseada no Manifesto Ágil, que inclui princípios como colaboração, auto-organização e equipes interdisciplinares.

No desenvolvimento ágil, é utilizada uma abordagem de planejamento iterativa. Enquanto no método tradicional todas as etapas do projeto são documentadas detalhadamente, desde o início até o fim do projeto, esse processo no método ágil é realizado em etapas curtas, chamadas iterações.

O funcionamento do framework Scrum

O framework Scrum é uma estrutura metodológica usada para implementar o desenvolvimento ágil em projetos. O Scrum está dentre os mais difundidos entre as diversas metodologias ágeis, especialmente pela dinâmica e práticas que fornecem base para adicionar práticas de engenharia e gestão, relevantes para planejamento de projetos de software.

No Scrum, três papéis são definidos para a divisão dos membros envolvidos num projeto:

•        Product Owner: é o “dono” do projeto. Esta é a pessoa que representa o melhor interesse do usuário final, quem dará a palavra final sobre as necessidades do projeto.

•        Scrum Master: atua como um líder, ajudando a equipe a agir com base nos princípios da metodologia Scrum. Também é o responsável por ajudar a cumprir as tarefas com a melhor performance possível.  

•        Scrum Team: a equipe de desenvolvimento. Todos devem se comprometer em realizar as entregas estabelecidas dentro do estabelecido nas Sprints. É recomendável que essas equipes sejam multidisciplinares e não envolvam muitos participantes.

No Scrum, os projetos possuem abordagem iterativa, onde são divididos por ciclos de desenvolvimento chamados Sprints. A Sprint representa um conjunto de atividades a ser executado:

•        Product Backlog: as funcionalidades, tarefas e exigências a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. O Backlog deve ter uma ordem de prioridade, que deve ser definida pelo Product Owner.

•        Sprint Planning Meet: reunião de planejamento ao qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e quais atividades poderão ser implantadas pela equipe. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com