TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE

Seminário: SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

SOFTWARE

O software utilizado em computador pode ser classificado em três categorias: Sistema operacional, Sistema aplicativos e ferramentas de desenvolvimento.

Sistema operacional

É o software que controla a operação do computador e gerencia suas interações com o ambiente, ele gerencia todos os recursos de hardware disponíveis (processador, memória e periféricos), e também gerencia os recursos de software.

Sistema aplicativos

Podem ser divididos em dois grandes grupos: Sistemas aplicativos genéricos que são aqueles que, como indica o seu nome, são úteis para realizar tarefas genérica como processar texto, elaborar planilhas financeiras, criar e gerencia banco de dados, gerar gráficos, estabelecer comunicação entre dois computadores, e os sistemas aplicativos específicos que podemos colocar dois tipos de software: sistemas voltados para profissionais especializados e sistemas voltados para atividades específicas.

Ferramenta de desenvolvimento

Ferramentas de desenvolvimento são softwares que ajudam profissionais da área de informática a desenvolver sistema aplicativos. Os softwares geralmente designados como ferramentas de desenvolvimento pode ser classificados em várias categorias. As duas principais, são Linguagem de programação e sistema de autoria.

- Linguagem de programação: são os principais software utilizados no desenvolvimento de sistemas.

- Sistemas de autoria: são software que facilitam o trabalho de quem vai desenvolver um sistema, evitando que ele tenha que programar tudo, desde a estaca zero. Com alguns sistema de autoria é possível desenvolver sistemas relativamente sofisticados sem precisar programar.

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

ARQUIVOS

É um conjunto de informações relacionadas, armazenadas de forma magnética em um disco, assim como uma pasta contendo diversas páginas de um documento. Cada arquivo é identificado por um nome e uma extensão. Esta extensão é utilizada para identificar o tipo de arquivo. Os nomes dos arquivos não pode conter \ (barra invertida) ou . (ponto). Não podem haver arquivos com nome extensão iguais no mesmo diretório.

Os arquivos que contém programas são aqueles que formam a base de um software. Os arquivos com extensão EXE, COM, BAT são executáveis, ou seja, digitando o nome do arquivo e teclando <ENTER>,inicia-se a execução do programa.

Os arquivos de dados são resultante de programas. São criados pelo usuário.

CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS

Oculto e/ou interno:

São assim chamados, pois são mantidos na memória RAM e executados imediatamente.

Aplicativos e/ou externos:

São mantidos em disco e o usuário precisa acessá-los. Ao executar um comando externo, o usuário deve certifica-se que o disco contém o arquivo de programa referente ao comando desejado.

***********************************************************

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com