TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE

Ensaio: SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Ensaio  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

ENGENHARIA DE SOFTWARE

1. O que é e qual o objetivo da Engenharia de Software?

R: Engenharia de software é a disciplina tecnológica e gerencial preocupada com a produção sistemática e manutenção de produtos de software que são desenvolvidos e modificados no prazo estabelecido e dentro das estimativas de custo.

2. Quais são os 3 elementos fundamentais que compõem a Engenharia de Software?

R: Métodos, ferramentas e procedimentos.

3. No âmbito da Engenharia de SW, o que são Métodos?

R: Proporcionam os detalhes de como fazer para construir o software.

4. No âmbito da Engenharia de SW, o que são Ferramentas?

R: Ferramentas dão suporte automatizado aos métodos. Existem atualmente ferramentas para sustentar cada um dos métodos, quando as ferramentas são integradas é estabelecido um sistema de suporte ao desenvolvimento de software chamado case-computer Aided Software Engineering.

5. No âmbito da Engenharia de SW, o que são Procedimentos?

R: Constituem o elo de ligação entre os métodos e ferramentas.

6. Os conceitos de Engenharia de SW estão diretamente relacionados à análise do Ciclo de Vida de Software ou do Processo de Software. Quais são os 3 principais modelos de ciclo de vida (ou de processo) de software existentes?

R: Ciclo de vida Clássico, Prototipação e Modelo Espiral.

7. Explique no que consiste o modelo do Ciclo de Vida Clássico de SW (ou em “cascata”), identificando suas principais etapas e descrevendo como elas se relacionam.

R: É um modelo antigo usado em engenharia em função do ciclo convencional, requer uma abordagem sistemática, sequencial ao desenvolvimento de software. Possui várias etapas interligadas no formato cascata (Eng. De Sistemas, Análise de Requisitos, Projeto, Codificação, Testes e Manutenção).

8. Explique no que consiste o modelo da Prototipação de SW, identificando suas principais etapas e descrevendo como elas se relacionam.

R: Prototipação consiste no processo que o desenvolvedor crie um modelo do software que deve ser construído, o modelo serve como mecanismo para identificar os requisitos de software, é apropriado para quando o cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para software, mas não identificou requisitos de entrada, processamento e saída com detalhes. Possui um ciclo de etapas (Obtenção dos Requisitos, Projeto Rápido, Construção do Protótipo, Avaliação do Protótipo, Refinamento do Protótipo, Construção do Produto).

9. Explique no que consiste o modelo do Ciclo de Vida em Espiral de SW, identificando suas principais etapas e descrevendo como elas se relacionam.

R: O Ciclo de Vida Espiral engloba as melhores características do ciclo de vida Clássico e da Prototipação, adicionando um novo elemento, a Análise de Risco, segue uma abordagem de passos sistemáticos do ciclo Clássico incorporando-os numa estrutura interativa que reflete mais realisticamente o mundo real. Usa-se a Prototipação em qualquer etapa da evolução do produto, como mecanismo de redução de riscos. Suas etapas (Planejamento, Análise de Risco, Construção e Avaliação do Cliente).

10. Sabe-se que o Modelo do Ciclo de Vida em Espiral utiliza-se de elementos dos Modelos Clássico e de Prototipação para compor sua metodologia de software, adicionando a esses elementos, porém, um elemento de extrema importância, que caracteriza esse novo modelo. Qual é esse elemento, e como ele atua no âmbito do modelo de Ciclo de Vida em Espiral?

R: Análise de Risco. Esse elemento tem a preocupação em determinar os riscos e propor a resolução dos mesmos logo após o Planejamento onde são definidos os objetivos, alternativas e restrições.

11. Quais são as 3 fases genéricas do processo de desenvolvimento de SW?

R: Definição, Desenvolvimento e Manutenção.

12. Na fase de Definição, qual é o papel do processo de Análise de Requisitos?

R: O escopo definido para o software proporciona uma direção detalhada do domínio da informação e da função do software é necessária antes que o trabalho inicie.

13. Na fase de Desenvolvimento, qual é o papel do processo de Codificação?

R: Tem o papel de converter as representações do projeto em linguagem artificial, a linguagem pode ser de programação convencional ou uma linguagem não procedimental, que resulte em instruções que possam ser executadas pelo computador.

14. Considerando-se a fase de Manutenção como uma das 3 fases genéricas do processo de desenvolvimento de SW, qual a diferença existente entre 3 dos processos nela inseridos (Correção, Adaptação e Melhoramento Funcional)?

R: Correção: mesmo com as melhores atividades de garantia de qualidade de software, é provável que o cliente descubra defeitos no software. A manutenção corretiva muda o software para corrigir defeitos.

Adaptação: com o passar do tempo, o ambiente original para o qual o software foi desenvolvido provavelmente mudará. A manutenção adaptativa muda o software para acomodar mudanças em seu ambiente.

Melhoramento Funcional: à medida que o software é usado, o cliente/usuário reconhecerá funções adicionais que oferecerão benefícios.

GERENCIAMENTO DE REQUISITOS

15. O que é Gerenciamento de Requisitos? Qual a sua importância no contexto da Engenharia de SW?

R: É o processo de definição de requisitos como um processo no qual o que deve ser feito deve ser elicitado, modelado e analisado. Sua importância deve-se a responsabilidade em identificar as reais necessidades dos clientes e o comportamento de uma solução que atenda a estas necessidades. Uma possível falha no processo pode acarretar no insucesso da solução e a falta de satisfação do cliente.

16. O que vem a ser um Requisito?

R: No contexto de software requisito é uma sentença que expressa a necessidade do cliente e que condiciona a qualidade do software, é a caracterização do que o sistema deverá fazer.

17. Os requisitos de SW podem ser classificados em 3 tipos principais. Diga quais são esses tipos, descreva-os e cite um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com