TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de DAdos

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/RO

ESCOLA SENAI BONIFÁCIO ALMODÓVAR

TECNICO EM MANUTENCAO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

DAVI GABRIEL SOARES

JHEFFERSON PABLO  

SEGURANÇA DE DADOS

Vilhena – ro

2014


DAVI GABRIEL SOARES

SEGURANÇA DE DADOS

 

Artigo Científico apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Unidade de Vilhena, como requisito parcial para a obtenção de nota na unidade curricular de segurança de dados do curso tecnico de manutecção e suporte em informática

Prof.(a) Orientador: Franciely Santini.

Vilhena – ro

2014


SEGURANÇA DE DADOS

Davi Gabriel Soares

Franciely Santini

RESUMO

Para que os internautas naveguem em paz e segurança e protejam seu amados computadores de ameaças (como são chamados na informática) como: perda de SO, perda de dados, erros no sistema, etc, foram criadas medidas de prevenção e formas de combater esse tipo de ataque. A matéria na informática que  estuda isso é chamada de segurança da informação.matéria de suma importância a ser estudada por quem se diz interessado em informática, porque ele aprenderá como anter uma máquina segura e livre de ameaças.

Palavras-chave: Segurança. Informação. informática.

1 introdução

A matéria de segurança de dados tem sido muito útil hoje em dia, levando em consideração o que ela tem ensinado. Como saber o que ocorreu com o computador de determinado cliente? Spyware? Vírus? Keylogger? Photologer? A unidade curricular de segurança de dados estuda esses e vários aspectos que dizem respeito à segurança da máquina. Essa área da tecnologia da informação tem se exandido muito a ponto de estar sempre se atualizando. Graças à nossa maravilhosa internet podemos ver e estudar tudo o que diz respeito a segurança da informação. Mas esta também pode ser aquela que pode prejudicá-lo o suficiente para perder a sua máquina. Mas como?

2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

O principal assunto dessa unidade curricular é a segurança da informação. Um termo utilizado para se referir a tudo o que a unidade curicular de segurança de dados. Alguns exemplos que entram nesse termo são: malwares, riscos, ameaças, etc.

Sendo mais específico, a segurança da informação se refere aos metodos utilizados para proteger os dados e informações de uma máquina. Podemos definir informação como tudo aquilo que, de certa forma, é importante para um indivíduo ou organização e possui certa propriedade de armazenamento e tranferência.

A segurança da informação se baseia, ou  se sustenta, em três características:

Confidencialidade:  propriedade que não permite que determinada informação seja divulgada, a menos que o proprietário da mesma autorize a sua publicação ou divulgação;

Integridade: Propriedade que consiste em manter a informação intacta, por assim dizer, não modificá-la;

Disponibilidade: como se sugere, manter a informação disponível a quem o  proprietário permitir o acesso à mesma.

           

3 RISCOS, AMEAÇAS, VULNERABILIDADES E NORMAS DE LEGISLAÇÃO DE SOFTWARE

3.1 RISCOS

Pode-se dizer que o risco é uma possibilidade de determinada ameaça causar danos, prejudicar o computador. Por exemplo, digamos que o incivíduo fez o download de uma música. Mas o arquivo não estava em mp3 ou wma, estava em exe. Então, logo se deduz que se trata de um software malicioso, e o risco desse software malicioso prejudicar a máquina do indivíduo é grande, ou seja, as chances ou probabilidades, ou possibilidades da maquina sofrer algun dano  é notávelmente alta.

3.2 AMEAÇAS

Ameaça é tudo aquilo que prejudica ou pode vir a prejudicar a máquina. Geralmente essas ameaças são malwares, softwares maliciosos. Esses malwares possuem várias classificações, de acordo com a função. Os spywares são softwares que têm como objetivo “roubar” informações do proprietário da máquina; keyloggers são softwares que gravam cada letra ou sinal que é digitado no teclado; photologgers são semelhantes aos keyloggers, porém com cliques;  vírus, os mais conhecidos, são criados com o intuito de causar pequenos danos ao computador da vítima, como apagar dados, causar erros em outros softwares, corroer o SO, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com