TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidor de arquivos - como fazer

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 15

Atualmente, a necessidade das empresas de manipulação de um grande volume deinformações nos mais diversos departamentos torna necessária a centralização doarmazenamento e do acesso aos dados.Nos dias atuais existe a necessidade de constantes modificações das estratégiasorganizacionais, adequando-as às rápidas transformações dos cenários, face aoambiente cada vez mais inconstante e globalizado. Dentro dessa perspectiva, ossistemas de informação são importantíssimos, pois aquilo que é gerado por eles, ouseja, a informação, passa a ser um fundamental ativo para a gestão das organizações.Vale ressaltar que, quando se fala sobre sistemas de informação, não está sereferindo apenas aos sistemas informatizados, mas sim, a todo e qualquer processoque gere informação para a tomada de decisão.

 

Na sociedade da informação, cadavez mais exigente, as empresas e organizações em geral, independentemente da suadimensão e setor de atividade, têm de se preocupar com a racionalização das suasfunções e com o tratamento da informação de que necessitam para atingir os seusobjetivos. A informática, ou melhor, os sistemas de informação assumem, nestecontexto, um papel crucial, na medida em que podem promover e sustentar processosde otimização,

 

funcionando como fornecedores de informação em tempo real e comoinstrumentos de inovação e progresso.

Compartilhando arquivos

Num grupo onde várias pessoas necessitem trabalhar-nos mesmos arquivos (dentrode um escritório de arquitetura, por exemplo, onde normalmente várias pessoastrabalham no mesmo projeto), seria muito útil centralizar os arquivos em um só lugar,pois assim teríamos apenas uma versão do arquivo circulando pela rede e, ao abri-lo,os usuários estariam sempre trabalhando com a versão mais recente.Centralizar e compartilhar arquivos permite também economizar espaço em disco, jáque ao invés de termos uma cópia do arquivo em cada máquina, teríamos uma únicacópia localizada no servidor de arquivos. Com todos os arquivos no mesmo local,manter um backup de tudo também torna-se muito mais simples.Simplesmente ligar os micros em rede não significa que todos terão acesso a todos osarquivos de todos os micros.Apenas arquivos que tenham sido compartilhadospoderão ser acessados. E se por acaso apenas algumas pessoas devam ter acesso,ou permissão para alterar o arquivo, basta estabelecer permissões de acesso,configurando exatamente o que cada usuário poderá fazer, como veremos ao estudar sobre a configuração de servidores Samba. Além de arquivos individuais, é possívelcompartilhar pastas, ou mesmo uma partição inteira, sempre com o recurso deestabelecer senhas e permissões de acesso.

 

O que entendemos sobre servidor de arquivo.

Em um compartilhamento de arquivos, normalmente varias pessoas trabalham em ummesmo projeto,seria essencial utilizar um só arquivo,em um só lugar narede.Atualizando as versões mais recentes para os trabalhadores.Permitindoeconomizar espaço em disco


Definição.

O servidor é, em muitos casos, um computador mais robusto e potente do que um computador utilizado para desempenhar as atividades habituais, cotidianas, porém, também podem ser considerados servidores, um software ou apenas partes de um sistema computacional (somente uma cpu) sem a necessidade de teclado mouse monitores e demais acessórios; em alguns casos podem até ser maquinas virtuais.

É uma máquina ou sistema desenvolvida com o intuito de transmitir informações, bem como, fornecer serviços a outras máquinas que estão conectados a ela através de uma rede, seja cabeada ou wireless.

Sua robustez lhes permite processar grande quantidade de informações, aumentando assim, a produtividade, segurança da informação, eficiência no trabalho, flexibilidade e gerenciamento de forma centralizada dos diversos serviços que um servidor pode proporcionar.

O servidor de arquivos, ao qual se trata esse artigo, segue exatamente este princípio que  é a centralização de armazenagem e compartilhamento da informação bem como gerenciamento da usabilidade desses documentos. Através do servidor de arquivos é possível criar, editar e excluir um determinado dado de acordo com a permissão que o usuário possui.

De uma forma mais ampla, o servidor de arquivos é um ponto comum onde várias pessoas podem acessar e trabalharem em um mesmo projeto, por exemplo, sem ter a necessidade de ter que transferir esse arquivo entre os computadores dos envolvidos e assim perder o controle de uma versão mais atual.

Onde utilizar um servidor de arquivos?

O servidor de arquivos não é uma ferramenta restrita, ou seja, qualquer usuário pode possuir um servidor de arquivos, seja em sua residência ou estabelecimento de pequeno, médio ou de grande porte. Porém é comumente usados em locais onde a necessidade de utilizar o mesmo arquivo por vários usuários é de grande importância como construtoras, escritórios, etc...

O uso de “servidores de arquivo” residencial e pequenas empresas está cada vez mais comum, principalmente com os serviços de armazenamento em nuvem (serviços cloud) ou mesmo em equipamentos básicos de uma rede como os roteadores que possuem uma conexão usb para conectar a hd’s externos, transformando-os assim, em um simples servidor de arquivo.

Tipos de servidores

Os servidores de arquivo podem ser divididos quanto ao meu modo de operação, ou melhor, conforme a tecnologia empregada, pois não há uma definição padronizada; mas para efeito de conhecimento, “dividimos” os principais servidores de arquivo em cloud, residencial e empresarial.

Como informado, não há uma distinção e exclusividade nos tipos de servidores citados, o que permite que qualquer uma dessas tecnologias possam ser usados em qualquer ambiente seja ele residencial ou em empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Os Servidores de Arquivos Residenciais, ou de pequenas empresas, utilizam o FTP ou de “features” (características) encontrados hoje em dia em certos equipamentos de uso em rede doméstica tais como o roteador NBOX da Intelbras, por exemplo.

Este produto (NBOX) nada mais é que um roteador wirelles com uma porta usb e um sistema integrado que permite o armazenamento de arquivos em pen drives ou hd’s externos que podem ser enviados através de um serviço ftp, bem como por um servidor SAMBA.

Seu uso, não se restringe apenas no simples armazenamento de dados, mas também como forma de backup de arquivos importantes e a possibilidade de ser acessado de qualquer lugar via internet, obtendo assim um serviço de armazenamento via internet, ou em nuvem ou mesmo, o nome mais utilizado comercialmente, “cloud”.

Embora não exclusivo, seu uso se concentra mais em ambientes residenciais e empresas de pequeno porte, já que embora proporcione de uma conexão segura através de usuário e senha para acessar os dados, o sistema não possui recursos avançados de proteção contra hackers, vírus entre outros e não gerencia de forma usual os usuários que podem ter acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com