TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informação para Negocios

Por:   •  7/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Após escolher o sistema de informação utilizado para um processo de negócios existente em uma organização, complete cada uma das questões abaixo:

  1. Qual o processo de negócio? Qual o sistema organizacional? De que forma o ambiente de negócios onde a organização está inserida pode ser caracterizado? (peso: 0,5/4,0)
  2. Qual o sistema de informação utilizado? Desde quando ele é utilizado ? Foi desenvolvido pela própria empresa? (peso: 0,3/4,0)
  3. Como pode ser classificado o sistema de informação utilizado? (peso: 0,3/4,0)
  4. Qual o tipo de banco de dados utilizado? (peso: 0,2/4,0)
  5. Mapeie pelo menos um dos processos de negócio automatizados pelo sistema de informação, indicando as informações utilizadas pelo sistema. (peso: 0,8/4,0)
  6. Classifique cada uma das informações utilizadas. (peso: 0,3/4,0)
  7. O sistema é utilizado no nível operacional, tático ou estratégico? Justifique. (peso: 0,3/4,0)
  8. Descreva quais tecnologias de telecomunicações o sistema de informação utiliza. (peso: 0,3/4,0)
  9. Em que aspectos você acredita que o sistema de informação possa ser melhorado? Por quê? (utilize argumentos coerentes com o conteúdo da disciplina) (peso: 0,5/4,0)
  10. Suponha que o sistema de informação atual seja substituído por um sistema do tipo manual. Descreva, de forma pragmática, qual seria o impacto na eficiência do(s) processo(s) e na gestão do negócio.

      (peso: 0,5/4,0)

Respostas

  1. Processo de negocio relacionado a fabricação de máquinas operatrizes de usinagem de médio e grade porte para industrias de petróleo, gás, mineração e fabricação de maquinário pesado, o processo pode ser dividido em compra de peças prontas, usinagem e caldeiraria e montagem geral. A empresa esta inserida no ambiente de negocio como Fornecedora e Cliente.

  1. Um dos sistemas de informação utilizado pela empresa e o software SAPIENS (ERP) e esta sendo utilizado desde 2004, este software não foi desenvolvido pela empresa e sim foi adquirido a prestação de serviço de uma empresa especializada em gerenciamento da informação juntamente com o software, a empresa se chama Sênior Sistemas, abaixo segue breve resenha sobre o software.

O Sapiens é o software que contempla o que há de mais moderno em tecnologia de informática de Gestão Empresarial - ERP. Atende as áreas comercial, financeira, contábil, produção e custo de qualquer empresa. Foi desenvolvido em linguagem Delphi, com arquitetura cliente/servidor, disponível para ambiente Windows 95/98/2000 NT XP/ Linux e utiliza qualquer banco de dados relacional, de forma nativa ou via ODBC”.

[pic 1]

                  Fonte: http://erpsapiens.blogspot.com.br/

  1. O sistema de informação utilizado classifica-se como atuante no nível Tático e Operacional da empresa, é um sistema do tipo que apoia as Operações e a Gestão, nas operações atua no processamento de transações e no controle de processos, já na gestão atua nas informações gerenciais e no apoio a decisão.

  1. O tipo de banco de dados utilizado é o Operacional pois apoia os processos de negócios e as operações de transações e da produção, e utiliza qualquer banco de dados relacional, de forma nativa ou via ODBC.
  1. As informações utilizadas são:

1. Nota fiscal dos materiais

2. Registro de entrada de materiais em estoque

3. Relação de materiais e suas características

4. Relação de quantidade disponível

5. Operação de produção e suas etapas (OP)

6. Lista de materiais para produção das maquinas

7. Registro de saída de materiais para produção

8. Pedido de fabricação de maquinas

9. Lista de peças necessárias para fabricar a maquina

[pic 2]

  1. Classificação:

1. Nota fiscal dos materiais: Precisa, completa, flexível, confiável e verificável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (352.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com