TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais e sistemas operacionais

Seminário: Sistemas operacionais e sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Operação de Computadores e Sistemas Operacionais

Atividades – Semana 5

1) Defina o que é um interpretador de comandos.

O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável.

2) O que são chamadas de sistema?

Podemos definir o conjunto das Chamadas de Sistema como sendo a interface entre o Sistema Operacional e seus programas aplicativos.

3) Cite e faça comparações entre dois interpretadores de comandos Linux.

Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel. No Linux, você poderá ter vários interpretadores de comandos (ao contrário do que acontece no Windows que só tem o command.com).

O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável. É a principal ligação entre o usuário. Entre os programas interpretadores de comandos pode-se destacar o bash, ash, csh, tesh, sh.

Entre eles o mais usado é o bash (Bourne Again Shell), criado por S.R. Bourne. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador:

a) Interativa: Os comandos são digitados no teclado pelo usuário e passados ao interpretador de comandos um a um. Neste modo o computador depende do usuário para executar uma tarefa ou o próximo comando.

b) Não-interativa: São usados arquivos de comandos (scripts) criados pelo usuário para o computador executar os comandos na ordem encontrada no arquivo. Neste modo, o computador executa os comandos do arquivo um por um, e dependendo do término do comando, o script pode checar qual será próximo comando que será executado e dar continuidade ao processamento.

Esse sistema é útil quando temos que digitar por várias vezes seguidas um mesmo comando ou para compilar algum programa complexo.

Uma característica interessante do Bash é que ele possui a função de auto-completar os nomes de comandos que foram digitados via entrada padrão. Isso é feito pressionando-se a tecla TAB; o comando é completado e acrescentando um espaço.

Isso funciona sem problemas para comandos internos; caso o comando não seja encontrado, o Bash emite um beep. Por exemplo, na sua pasta raiz tente digitar cd pro (aperte TAB)+as( aperte TAB)+os( aperte TAB)+d(aperte TAB) e veja como foi fácil digitar um caminho para entrar no local: /proc/asound/oss/devices.

Existem alguns atalhos úteis que podem ser utilizados no bash para facilitar no dia-a-dia no Linux:

Alt+b Move o cursor uma palavra para trás.

Alt+f Move o cursor uma palavra para frente.

Ctrl+a Ir para o início da linha.

Ctrl+c Para o comando.

Ctrl+d Logout.

Ctrl+e Ir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com