TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stakeholders e Análise Ambiental

Por:   •  26/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 2 - INDIVIDUAL Nome Completo:  Higor Juan da Silva

R.A.:  1130922321047

 

  1. Explique o que são Stakeholders, como uma empresa realiza a análise de stakeholders?

Stakeholders são as partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

  1. identifique as partes interessadas;
  1. levante as expectativas desses agentes;
  1. reconheça o poder de impacto de cada parte;
  1. categorize os stakeholders;
  1. monte sua estratégia.

  1. Cite como um Cliente pode ser o principal stakeholder de uma empresa:

Tendo grande influência para empresa e fora dela, sendo o principal cliente, automáticamente o impacto que geraria caso o mesmo decidisse ir para o concorrente seria gigante.

  1. Cite como um Fornecedor pode ser o principal stakeholder de uma empresa:

quando sua influência e impacto direto na operação e sucesso do negócio são significativos. Ex : trazendo inovações, avanços e maior qualidade no material fornecido.

  1. Cite como o Governo pode ser o principal stakeholder de uma empresa:

O governo pode ser considerado o principal stakeholder de uma empresa quando suas políticas, regulamentações e intervenções têm um impacto significativo nas operações, estratégias e resultados financeiros da empresa

  1. Cite como os Funcionários podem ser o principal stakeholder de uma empresa:

Os funcionários podem ser considerados os principais stakeholders de uma empresa devido ao papel fundamental que desempenham em suas operações e sucesso.

  1. Cite como os Acionistas e a Sociedade podem ser os principais stakeholder de uma empresa:

Os acionistas e a sociedade podem ser considerados os principais stakeholders de uma empresa devido ao impacto significativo que têm em sua governança, responsabilidade social e desempenho financeiro.

  1. Stakeholders podem se unir e representar ameaças para empresa? cite um caso como exemplo:

sim, stakeholders podem se unir e representar ameaças significativas para uma empresa, especialmente quando estão insatisfeitos com ações ou práticas da empresa que consideram prejudiciais aos seus interesses ou à sociedade em geral. Um exemplo disso é o caso da BP (British Petroleum) durante o desastre ambiental conhecido como o derramamento de petróleo da Deepwater Horizon, ocorrido em 2010 no Golfo do México.

Nesse incidente, a plataforma de perfuração Deepwater Horizon, operada pela BP, sofreu uma explosão que levou a um dos maiores derramamentos de petróleo da história. Este desastre teve um impacto ambiental catastrófico, causando danos aos ecossistemas marinhos e costeiros, bem como prejuízos econômicos para a pesca, turismo e outras indústrias locais.

Nesse contexto, vários grupos de stakeholders se uniram e representaram ameaças para a BP

  1. Explique o que é uma Análise Ambiental ou Diagnóstico Ambiental:

Uma Análise Ambiental, também conhecida como Diagnóstico Ambiental, é um processo de avaliação sistemática e abrangente das condições, influências e fatores ambientais que afetam uma determinada área, região, ecossistema ou organização. O objetivo dessa análise é compreender o estado atual do meio ambiente, identificar possíveis impactos e riscos ambientais, e fornecer informações para tomar decisões informadas e estratégicas sobre questões ambientais.

  1. Quais os elementos que compõem a análise do ambiente, aponte quais são incontroláveis, controlável e totalmente controláveis pelas empresas?

Elementos Incontroláveis : Estes são fatores externos à empresa sobre os quais ela tem pouco ou nenhum controle direto. Eles representam desafios e oportunidades que podem afetar a empresa, mas são difíceis de serem manipulados. Exemplos incluem:

  • Condições econômicas gerais (crescimento do PIB, inflação).
  • Tendências sociais e culturais.
  • Fatores demográficos.
  • Mudanças políticas e regulatórias.
  • Condições climáticas e ambientais.
  • Avanços tecnológicos e inovações externas.

Elementos Controláveis : Esses são fatores sobre os quais a empresa tem algum grau de controle e influência. Embora possam ser influenciados diretamente, eles também podem ser afetados por fatores incontroláveis. Exemplos incluem:

  • Estratégia de marketing e promoção.
  • Estratégia de preços.
  • Estratégia de distribuição.
  • Políticas de recursos humanos.
  • Qualidade do produto e serviço.
  • Eficiência operacional e gestão da cadeia de suprimentos.

Elementos Totalmente Controláveis : São os Fatores que a empresa controlar completamente, geralmente dentro de suas operações  internas. Eles estão sob total gestão da empresa e podem ser ajustados de acordo com suas estratégias e metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (335.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com