TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento de computadores nas organizações e a evolução da tecnologia

Trabalho acadêmico: Surgimento de computadores nas organizações e a evolução da tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

No primeiro capítulo, abordaremos sobre o surgimento dos computadores nas organizações e a evolução da Tecnologia. Veremos a evolução da TI desde a década de 50 onde o foco era a eficiência operacional e grandes unidades corporativas até os dias atuais onde o foco está na eficácia da organização através de uma integração eletrônica e equipes de colaboração.

No momento seguinte trataremos sobre Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, mais conhecido como ERP. Esses sistemas têm como função unir todas as áreas da empresa em um único sistema, dessa forma, torna-se mais fácil analisar o processo organizacional como um todo. Ao longo do trabalho abordaremos os benefícios e os malefícios que os ERP podem oferecer para as organizações.

Serão apresentados alguns métodos de gestão de processos, que oferecem grandes influências para as organizações. Estes processos buscam aplicar novas técnicas e programas de melhorias, a fim de conquistar excelência empresarial e crescimento contínuo.

O trabalho abordará também três domínios corporativos: tecnologia, processo e pessoas, e explicará a importância destes três fatores dentro das organizações no contexto do e-business, mostrando que as empresas são forçadas a mudar toda sua estrutura quando se trata de uma nova implementação que gire em torno da tecnologia, mas que trará benefícios significativos para a organização.

Discorreremos sobre a importância do planejamento estratégico para a empresa. Prova disso é que as organizações estão cada vez mais usando a tecnologia da informação para dar suporte aos seus planejamentos, produtos e serviços. Buscando desenvolver metodologias de inovação que antecipem oportunidades para a construção de um futuro promissor e a geração de um mercado mais profissional e preparado para as constantes mudanças que sempre ocorrerão no mundo dos negócios.

Por fim mostraremos como é o papel da secretária no contexto do uso da Tecnologia da Informação. O profissional de secretariado executivo é responsável por varias atividades, desde as mais rotineiras até as mais elaboradas. Diante disso é necessário que os secretários obtenham amplos conhecimentos na área da TI para o bom desempenho de suas funções e atividades cotidianas.

Espera-se que esse trabalho possa contribuir futuramente para estudos e para compreensão da grande influência que a tecnologia da informação exerce sobre as organizações.

1.1 MOTIVAÇÃO

O cenário competitivo que as empresas estão inseridas é marcado por grandes transformações, resultando, conseqüentemente, em incertezas e imprevisibilidade quanto ao futuro.

Essa incerteza leva os executivos a buscarem, cada vez mais, novas informações sobre o ambiente empresarial para melhorar a eficácia dos processos organizacionais. Para a sobrevivência das empresas é essencial usar a tecnologia da informação como uma ferramenta estratégica para minimizar os riscos inerentes às tomadas de decisões.

1.2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é abordar a importância da tecnologia da informação em um mercado competitivo, onde o avanço tecnológico é o fator crucial de sobrevivência, este trabalho é focado em alguns processos que envolvem o profissional de secretariado executivo, de forma a mostrar a contribuição destes em uma era de competitividade.

2 A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

2.1 O SURGIMENTO DOS COMPUTADORES NAS ORGANIZAÇÕES

A construção de uma máquina capaz de executar operações e cálculos automaticamente é uma idéia que surgiu a milhares de anos, conforme ilustrado pelos esforços de [1]Pascal,[2]Babbage e [3]Leibnitz entre outros (RODRIGUEZ, 2000).

Desde que o homem sentiu a necessidade de realizar, de forma rápida e confiável, um processamento de dados, deu-se o primeiro passo para o surgimento de um conjunto de dispositivos e invenções mecânicas para facilitar essa tarefa (RODRIGUES, 2007).

A era moderna da computação teve inicio na década de 1940, com a construção por Aiken[4]•, do computador Mark I, em 1944, na universidade de Haward, funcionava a partir de dispositivos eletromecânicos. Em 1941 foi desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia o computador ENIAC (Electronic Numeral Integrator and Computer), sendo que exigiam muito espaço físico e mostraram-se bastante imprecisos quanto aos processamentos de dados (RODRIGUEZ, 2000).

Surgimento dos computadores eletrônicos digitais deu-se após a Segunda Guerra Mundial quando havia a necessidade de máquinas que realizassem complexos cálculos balísticos e auxiliar na decifração dos códigos secretos usados nas comunicações entre os países (LAURINDO, 2008).

O primeiro computador comercial apareceu em 1950 e era chamado de Univac I (Universal Automatic Computer), foram produzidas 45 unidades. Em meados do ano de 1950, começaram a surgir os computadores eletrônicos, a geração seguinte passou a usar transistores e eram mais confiáveis e permitiram que os computadores fossem distribuídos nas grandes empresas (LAURINDO, 2008).

Segundo Rodriguez (2000) “A partir do final da década de 1950, os computadores eram construídos de acordo com sua função. Computadores para aplicações comerciais eram concebidos para lidar com uma grande quantidade de dados”.

Conforme Laurindo (2008) a segunda geração de computadores é caracterizada como:

Os equipamentos, grandes caros, eram muito limitados, em termos do que podiam armazenar de informações, de sua capacidade de processar tais informações, alem de restrições em termos de usuários que poderiam acessá-las concomitantemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com