TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI1 4 – Tópicos Avançados em Bancos de Dados

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa 1

Unidade I – Bancos de Dados Avançados

Capítulo 1 da apostila da disciplina

TI1 4 – Tópicos Avançados em Bancos de Dados_Thiago Ferreira_Tarefa 1

Questão 01 (1,0 ponto)

Um DBA atribui por engano a capacidade de atualizar registros na tabela TB_RESULTADOS_EXAMES para o usuário XPTO. Considerando que a modelagem do sistema está aderente a todos os requisitos necessários para uma auditoria pergunta-se:

  1. Qual a primeira providência a ser tomada pelo DBA?

A primeira atitude que o DBA deve tomar é retirar as permissões dadas por engano, assim não irá ter problemas decorrentes destas.
REVOKE ALL PRIVILEGES ON TB_RESULTADOS_EXAMES FROM XPTO;

  1.  O que ele deverá fazer em seguida para identificar o que ocorreu, em termos de persistência de dados, em decorrência de sua falta de atenção?

Para encontrar quais seriam os erros e suas consequências precisa – se analisar os logs do banco de dados visando identificar todas as transações realizadas pelo usuário XPTO, no período de tempo em que as permissões estavam concedidas de modo equivocado ao mesmo.

  1. Como reverter essa situação?

Para reverter à situação deve-se efetuar script de Rollback das operações realizadas pelo usuário e identificadas em log.

Questão 02 (1,0 ponto)

Explique o que vem a ser Chave Primária, Chave Secundária e Chave Candidata, exemplificando a utilização de cada uma delas. 

Chave Primaria: É um atributo ou até mesmo combinação de atributos que é único e obrigatório, e tem a prioridade de identificar uma tupla. Onde, todos os outros atributos da tabela “dependem” dela por ser de valor estável e não ambíguo.

chaves candidatas: Pode ocorrer que mais de um campo seja usado como chave primaria, por satisfazer as características que definam uma, no entanto apenas uma será escolhida como chave primaria e as demais permanecerão como chaves candidatas

Chave Secundaria: é uma informação que identifica a tupla, entretanto não de um modo único. Serve como importante ferramenta na recuperação e manipulação dos dados.

Ex.: O número de matrícula de um aluno na faculdade: é um dado único e sempre que um novo aluno é matriculado atribui-se a ele uma matrícula. O CPF desse mesmo aluno é uma chave candidata. O Nome do aluno, por exemplo, é uma chave secundária, pois, identifica o aluno, mas pode haver mais de um aluno com o mesmo nome.

Questão 03 (1,0 ponto)

Discorra sobre as Propriedades Relacionais e descreva a importância e finalidade de, pelo menos, cinco delas. 

As Propriedades relacionais são considerações que devem se levadas em conta, porém explicativas a respeito do funcionamento e da filosofia que orienta o desenvolvimento dos SGBD-R. Essas propriedades provêm da teoria de conjuntos e algumas se sobrepõem ou confirmam as regras de integridade.

  1. Toda tabela deve possuir chave-primária.
  2. Uma tabela não deve possuir duas linhas iguais: Linhas iguais caracterizam redundância de dados e compromete a integridade do banco. Por isso ao menos a chave primária deve ser diferente (requisito mínimo)
  3. Cada tabela deve possuir um nome próprio não podendo ser igual das demais: Essa propriedade também deriva da teoria de conjuntos, já que as tabelas são componentes do conjunto BD. No entanto, banco de dados distintos duas tabelas pode ter o mesmo nome.
  4. Cada atributo de uma mesma tabela deve possuir um nome diferente: No entanto mesmo atributo pode estar em outra tabela com o mesmo nome ou com nome diferente (sinônimo).
  5. A ordem das linhas e colunas na tabela não influencia, pois pode ser facilmente modificada nas consultas, através dos recursos da linguagem SQL (Structured Query Language).

Questão 04 (1,0 ponto)

Discorra sobre os seguintes termos, comuns no projeto de um banco de dados: Célula, Atributo Simples, Atributo Não Simples, Dependência Funcional Completa e Dependência Funcional Transitiva, citando exemplos para cada um dos termos. 

  • Célula é uma intersecção entre linha e coluna da tabela (relação).
  • Atributos são os dados que devemos armazenar a respeito da entidade sendo ele característica ou propriedade da entidade.
  • Um atributo simples é quando uma célula possui um só valor de atributo (situação adequada ao modelo relacional), ou seja, atributo que recebe um valor único, como nome, por exemplo, é atributo simples.
  • O atributo composto (Não simples) acontece quando há mais de um valor possível à célula (o que impede a aplicação de um modelo relacional). Exemplo: Endereço de uma pessoa é um atributo composto, pois tem mais de um valor de atributo (logradouro, bairro, número, etc.).

  • Dependência Funcional existe quando dois atributos de uma relação se correspondem (de modo que se mantem distinto). É definida pela definição do atributo e não por sua instância.
  • Dependência completa: Significa que ela acontece entre o Atributo Chave e algum dos demais da tabela. Dependência funcional completa: MATRICULA é a chave primária e identifica univocamente o NOME do aluno.
  • Dependência Transitiva: Significa que ela acontece entre atributos que não fazem parte da chave-primária da relação. Dependência funcional Transitiva: COD-SALA identifica univocamente o NOME-SALA e não é parte da chave.

Questão 05 (1,0 ponto)

Quanto à segurança e à autorização em Bancos de Dados,

I. Uma das preocupações de segurança em banco de dados é a perda de integridade, ou seja, que a informação seja protegida contra a modificação imprópria.

II. Não é preocupação da segurança em banco de dados a disponibilidade das informações para um usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com