TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PLACAS MÃES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS

JOSÉ VALTER BIANCÃO

1ADS-NOTURNO

Laboratório de Hardware

Professor: Adalberto

“TIPOS DE PLACAS MÃES E SUAS CARACTERISTICAS”

OURINHOS

2018

  1. PLACAMÃE

Placamãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador.

  1. TIPOS DE PLACA-MÃE

  1. AT – ADVANCED TECHNOLOGY

         Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado foi o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos de alimentação do computador que dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento, além disso, seu conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, que é composto por dois plugs semelhantes que devem ser encaixados lado a lado, dificultavam sua identificação, na instalação, podendo ser invertidos e causar a queima da placa.

Com o padrão AT, era necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardando um aviso de que o computador pode ser desligado pelo seu botão "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento é desligado. Isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas com o recurso de desligamento automático.

  1. BABY- AT

        Introduzidas no mercado em 1986, vêem para reduzir o tamanho das placas AT que eram caras e foram produzidas até o ano de 2002. Suas principais características era que tudo era ligada a ela por cabos flats, tornando-se um amontoado de cabo e prejudicando a ventilação interna e sua montagem era muita trabalhosa.

  1. ATX - Advanced Technology Extended

Pelo nome, é possível notar que é o aperfeiçoamento do padrão AT, tendo seu objetivo solucionar os problemas da AT. O padrão apresenta uma série de melhorias em relação à AT, e atualmente a maioria dos computadores novos vem baseada neste padrão. Entre as principais características do ATX estão o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada, os conectores de teclado e mouse no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores), os conectores seriais e paralelos ligados diretamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos, o melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço, não é possível encaixar o plug de energia de forma invertida, pois seu formado dificulta o encaixe de forma errada evitando danos à placa, possui gerenciamento de energia para desligar o micro, permitindo o desligamento automático do mesmo sem o uso da chave de desligamento encontrada no gabinete e também podendo ser desligado o computador utilizando um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem instalado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com