TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Fundamentais De Limites De Placas Que Estão Intimamente Ligadas Ao Processo De Formação Do Magma

Artigos Científicos: Tipos De Fundamentais De Limites De Placas Que Estão Intimamente Ligadas Ao Processo De Formação Do Magma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  500 Visualizações

Existem dois tipos de fundamentais de limites de placas que estão intimamente ligadas ao processo de formação do magma.

Limites divergentes: marcados por movimentos de distensão da c5osta, com ruptura da placa litosférica em função do movimento oposto das placas e ascensão de plumas mandélicas superaquecidas geradas pela fusão parcial do material rochoso da astenosnofera. Esta ruptura é tão profunda que o magma basáltico gerado pela parcial das rochas do manto ascende através de derrames sucessivos. As rochas ígneas formadas nessa região são escuras por possuírem minerais ferromagnéticos.

Limites convergentes: Resultado da colisão das placas. Podem ser entre placas continental/oceânica, oceânica/oceânica, continental/continental. Nas zonas de sedução, a geração do magma é controlada por um processo, são hidratados. Nesse ambiente são gerados por descompressão. Ambos os magmas ascendem dentro da crosta onde resfriam e sofrem cristalização fracionada.

Placa continental/oceânica: magmas são gerados pela mistura do material originado pela fusão oceânica juntamente com sedimentos marinhos na zona de trincheiras e da interação com as bases da crosta continental.

Placa oceânica/oceânica: ocorre a geração do vulcanismo andesítico, formando-se arcos de ilhas como existem no Japão.. Nos arcos de ilhas e cadeias de montanhas das margens convergentes, os magmas andesíticos soa produzido pala fusão da crosta oceânica conduzida para o manto, onde as temperaturas são maiores.

Placas continental/continental: ocorre pouco vulcanismo sendo o plutonismo bem mais expressivo, a partir da fusão da base das crostas continentais. Nesse caso, predominam os processos de metamorfismo.

Placas Tectônicas:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com