TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO GESTÃO DE INFORMAÇÃO

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

I - Enumere e descreva as motivações que levaram o Banco Fibra se decidir pela Computação em Nuvem e os desafios encontrados no projeto:

R: Motivações: Aumentar a escalabilidade, baixar custos, automatizar os processos, ter acesso a novas tecnologias, segurança e resiliência operacional aprimorada, consolidação de datacenters, terceirização dos Hardware e Software, produtividade da equipe, potencial de transformação com migração “All in”.

Desafios: Se mantivesse no modelo antigo teria de ter grandes investimentos e atualização do datacenter (equipamentos, etc), e para mudar para Nuvem buscou-se uma empresa pioneira nesse caso AWS, porem, com a falta de conhecimento foi necessário investir em Suporte adicional para implementação, usando como parceiro a Claranet auxiliando em áreas importantes como Segurança, infraestrutura, cursos, e por se tratar de uma migração All-in um dos maiores desafios foi definir a sequência de aplicações e definir se algumas dessas plataformas precisaria de replataforma ou redesign. Os serviços utilizados pelo Banco Fibra no primeiro momento eram: compute, Storage e Network. Fonte: vídeo postado em 27/08/2020 https://www.youtube.com/watch?v=TIASKntm34k. e acessado em 13/03/2022

II – Considerando as questões relacionadas com a Infraestrutura para Computação em Nuvem, enumere e explique os cuidados que devem ser observados pelas organizações, ao decidir pela utilização de “Computação em Nuvem” como arquitetura para a sua TI:

R: Planejar a transição: o gestor deve levar em conta a legislação a respeito das informações corporativas, governança de TI e segurança da informação e ajustar tudo isso aos setores da organização, de modo que a mudança seja realizada de maneira alinhada e sem erros.

Avaliar os custos de migração para a nuvem, sendo esse um dos fatores mais importantes. Com a diminuição de investimentos em infraestrutura complexa, que inclui novos equipamentos e soluções tecnológicas onerosas, a tecnologia na nuvem surge como uma opção mais simples e personalizada para cada tipo de negócio, se consolidando como uma alternativa mais atrativa e de excelente custo-benefício para as empresas.

Analise dos fornecedores: Além de ser interessante buscar empresas mais renomadas, para evitar sustos e serviços de má qualidade.

Equipe especializada na área: Normalmente uma forma viável é contratar um consultor especializado no assunto, no caso do banco Fibra por exemplo foi a Claranet.

Ajustes no sistema: É a parte relacionado ao funcionamento das aplicações e serviços que serão executadas na nuvem, desde processos de armazenamentos de dados, memorias, servidores, entre outros, pois será analisada como eles se comportarão em outro sistema. Até fazer os ajustes e poder

https://www.alctel.com.br/5-cuidados-na-hora-de-realizar-a-migracao-para-a-nuvem/ - Acesso em 12/03/2022

III – Enumere e descreva os benefícios atingidos para o Banco Fibra por esse projeto:

R: Aumento da produtividade da equipe de TI;

. Acesso a recursos avançados e redução dos ciclos de inovação;

. Flexibilidade na disponibilização de serviços conforme demanda avaliada pelo banco;

. Redução do tempo para implementação;

. Maior resistência a ataques;

. Informações para auditoria, que é um recurso que a nuvem colabora para agilizar;

. Melhoria dos padrões de segurança, pois a empresa responsável pelo serviço faz investimentos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com