TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O SISTEMA LINUX

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ENSINO TÉCNICO EM INFORMÁTICA BÁSICA

PRIMEIRO MÓDULO

LINUX UBUNTO 14.04

NOME: Victoria Castelo / Raissa Freire / Bruna Hellen

PROFESSOR: João Paulo Furtado

  • História do Linux

Bom, o Linux teve início no ano de 1991 com o início de um projeto pessoal de um estudante finlandês que se chama Linus Torvalds de criar um novo núcleo de sistema operacional.

Desde então, o Linux e seu núcleo foi marcado por um crescimento através de sua história. Daí, a partir do lançamento inicial do seu código-fonte em 1991, cresceu de um pequeno grupo de arquivo em C sob uma proibitiva licença de distribuição comercial, em 2009, possuir mais de 370 megabytes de fonte sob a licença GPL.

- Bruna

A criação do Linux

No ano de 1991, em Helsinki, Linus Torvalds começou o projeto que mais tarde se tornaria o núcleo Linux. No início era um emulador de terminal, o qual Torvalds usava para acessar os grandes servidores UNIX da universidade. Ele escreveu um programa especificamente para o hardware que estava usando e independente de um sistema operacional porque queria usar as funções de seu novo computador com um processador 80386. O desenvolvimento foi feito no MINIX usando o GNU C compiler, o qual é ainda hoje a escolha principal para compilar o Linux. Como Torvalds escreveu em seu livro Just for Fun, ele percebeu que havia escrito o núcleo de um sistema operacional.

- Bruna

O nome

O nome Linux foi criado pelo administrador do site chamado ftp.funet.fi, Ari Lemmeke observou a disponibilidade em seu diretório FTP, o núcleo Linux e assim o batizou, embora inicialmente tenha recebido o nome de Freax.

- Bruna

  • Sistemas Operacionais do Linux

Em 5 de outubro de 1991, Linus disponibilizou a versão 0.02 do Linux. No seu lançamento, programadores aderiram seu uso, porque só era possível usar linhas de comandos. Atualmente o sistema é utilizado por várias empresas. Pela estabilidade do Linux, é possível reconhecer a maioria dos periféricos, sem precisar da instalação de drivers específicos como: rede, vídeo e som. Com o avanço da tecnologia o software se tornou volúvel e implementou o LibreOffice, utilizado por pequenas empresas. Além da evolução das interfaces como o GNOME e o KDE, conhecidos pelo dinamismo.

A arquitetura do Linux é composta por um núcleo monolítico nas quais suas funções são: gerenciar memória, operar as entradas e saídas e o acesso aos arquivos. No Linux os drivers dispositivos e suporte à rede, os quais podem ser compactadas e utilizadas como se fossem módulos, separados pela parte principal cujo carregamento pode ser ativado após a execução do núcleo. O Linux funciona com eficiência em plataformas como x64 da Intel PowerPC, Alpha, SPARC, além de ser instalado facilmente nos sistemas como PVR, celulares, Tv’s e Handhelds. Suporta também as extensões RRIP e ZISOFS, Reizer4, ReiserFS, Ext2, Ext3, Ext4, NFS, SWAP, UnionFS, SquashFS e Tmpfs.

- Raissa

  • Distribuições Linux

ARCH BANG, ARCH LINUX, BACKBOX, BACKTRACK, CENTOS, COYOTE LINUX, DEBIAN, FEDORA, FREEBSD, GENTOO, LINUXMINT, LUBUNTU, MAGEIA, MANDRIVA, MANJARO, MATRIUX, OPENSUSE, SABAYON, SLACKWARE, UBUNTU, ZENWALK, KURUMIN, SALIX, SATUX, METAMORPHOSE, BRAZILFW, CHAKRA, EPIDEMIC LINUX, PUPPY LINUX, DAMN SMALL LINUX, SLITAZ, KALI LINUX, BODHI LINUX,

ArchLinux é uma distribuição não comercial e livre de Linux. O usuário tem liberdade para definir o que vai ser instalado no sistema e os pacotes são disponibilizados como foram liberados pelos desenvolvedores originais, sem qualquer alteração.

Debian é um sistema operacional de distribuição não comercial e livre que usa o kernel Linux ou kfreebsd (kernel do FreeBSD). Como o Debian se baseia no projeto GNU, normalmente é chamado de Debian GNU/Linux ou Debian Gnu/kFreeBSD. Atualmente várias distribuições comerciais se baseiam no Debian como, por exemplo, Kurumin e Ubuntu.

Gentoo é um sistema operacional livre que pode tanto ser baseado em Linux quanto em FreeBSD. Usa uma tecnologia chamada Portage que possibilita ao usuário customizar o sistema como quiser (ele escolhe os pacotes que irão fazer parte do sistema operacional).

Ubuntu é um sistema operacional não comercial patrocinada pela Canonical e baseada na distribuição Debian. Atualmente, é uma das mais populares distribuições Linux.

Mandriva é uma distribuição que está disponível em versão gratuita e em versão paga. Ela é uma das poucas distribuições Linux com presença global e surgiu da fusão da empresa brasileira Conectiva e da empresa francesa MandrakeSoft.

Red Hat é uma distribuição comercial do Linux voltada para clientes corporativos. Foi a primeira distribuição linux a usar um sistema de gerenciamento de pacotes. Universidade Cornell dado ao fundador da companhia Marc Ewing por seu avô.ArchLinux é uma distribuição não comercial e livre de Linux. O usuário tem liberdade para definir o que vai ser instalado no sistema e os pacotes são disponibilizados como foram liberados pelos desenvolvedores originais, sem qualquer alteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com