TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema Principal: Poluição

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

Tema Principal: Poluição

A degradação do meio ambiente está relacionada a aspectos que demontram a ciência sobre a conduta desfavorável ao meio ambiente.

De início o problema surgiu no final do século XIX diante da Revolução Industrial, o que acarretou numa melhoria social e consequentemente houve uma ascenção na contingência de habitantes exigindo novos métodos de produção, para atender a nova necessidade da população, indiretamente explorando os recursos naturais, além da emissão de poluentes.

A falta de controle e planejamento foi a principal causa do problema oriundo de um ato inconsequente em busca de uma solução, objetivo este erroneamente creditado aos tratos internacionais, que são visualizados como contribuinte às antigas falhas humanas, que apenas globalizou as desigualdades sociais e danos ao meio ambiente.

O meio ambiente já, e deveria retornar, propiciar momentos de bem estar a população, onde podemos citar que o rio Tietê já foi palco de competições de natação, atividade esta inviabilizada pelo alto índice de poluição destas águas. Tal situação é reflexo da conduta capitalista e individualistas dos governos, onde apenas se estimula o consumo, sem pensar em propostas para renovação destas fontes energéticas.

Tal situação de privar pelo rendimento financeiro, foi expressa na negação do presidente americano Bush de não se associar ao protocolo de Kioto, visto que enfrentaria prejuízos se aderisse a limitação de eliminação de dióxido de carbono na atmosfera.

2 Passo 2

Elabore perguntas que direcionem a pesquisa ou a entrevista para a

caracterização do problema principal:

1. Objetivo da cartilha sobre poluição.

2. Fatores que contribuem para poluição.

3. Medidas precativas da poluição

4. Consequências da poluição

5. Questão Ambiental na legislação Brasileira

3 Passo 3

Após o estabelecimento do problema central, desenvolva de forma clara e

objetiva os tópicos ou subtemas que devem ser abordados em sua cartilha.

1. Objetivo da cartilha sobre poluição

Definir meio ambiente, esclarecer condutas que regem a sociedade que fizeram surgir este problema

2. Fatores que contribuem para poluição

Ações/Morais inadequadas que geram ascenção da poluição

3. Medidas precativas da poluição

Pequenas e grande ações individuais, sociais e governamentais para amenizar problema ambiental, e gerar maio bem-estar

4. Consequências da poluição

Dano moral.

5. Questão Ambiental na Legislação Brasileira

Leis que regem direitos/deveres da população a cerca do meio ambiente, consequências penais e atos administrativos

4 Passo 4

Em cada subtema escolhido você deve focar: o problema, os motivos e o que

fazer. É necessário pesquisar o que as entidades e órgãos destinados tem feito com

relação ao tema e o que a Lei diz sobre ele.

• Objetivo da cartilha sobre poluição

Definir meio ambiente:

Estabelecido na Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio ambiente) como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Portanto, se meio ambiente é a situação dos elementos em equilíbrio, a poluição ocorre em virtude do oposto desta afirmação, gerando a poluição que conforme a lei 6.938/81 estabelece, constitui:

"a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direita ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem–estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) lancem matérias ou energias em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos".

Esclarecer condutas que regem a sociedade que fizeram surgir este problema:

Assim sendo, poluição é decorrente da urbanização e industrialização, sem uma política e planejamento adequado. De forma que não foi adotado medidas sustentáveis, afim de renovar os elementos naturais. Além de que medidas governamentais estabeleceram o campitalismo como métrica, de forma que toda atividade visa o lucro e fornecimento de bens e serviços à sociedade.

• Fatores que contribuem para poluição

Ações/Morais inadequadas que geram ascenção da poluição:

A ascenção da poluição ocorre em virtude desde, o indivíduo que desfaz de materiais de forma inadequada, até política de governo que não estabelece a reciclagem e, equilibrio do uso de elementos naturais

• Medidas precativas da poluição

Pequenas e grande ações individuais, sociais e governamentais para amenizar problema ambiental, e gerar maio bem-estar:

Em princípio, visto que elemento essencial é a água, deveria-se estabelecer métricas de tratamento do esgotos domésticos, dos despejos industriais, do escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas de retorno de irrigação, a inadequada disposição do lixo, dos acidentes ecológicos. Maior e melhor infraestrutura para navios petroleiros afim de evitar acidentes que contribuam para surgimento da maré negra.

É notável também a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com