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TODA AULA PRECISA TER UM TEMA PRINCIPAL, RELACIONADO AO CONTEÚDO E À FINALIDADE

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

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TEMA: Toda aula precisa ter um tema principal, relacionado ao conteúdo e à finalidade. Digite na linha abaixo:

A voz do negro na literatura

FINALIDADE:

Esse projeto será aplicado aos alunos do 3º ano do ensino médio totalizando um total de 40 alunos. As atividades serão desenvolvidas em sete encontros de 50 minutos cada.

CONTEÚDO:

Todas as atividades terão como base a antologia de contos ―A voz do negro na literatura‖ e o caderno de atividades disponíveis como anexo ao fim do plano

DURAÇÃO: determinar o tempo de aula. Digite na linha abaixo:

Cronograma de aplicação do plano de aula:

Dia Horário Atividade Local:

02-10-2020 19h00 as 19:50 Produção textual diagnóstica sala

04-10-2020 19h00 as 19:50 Leitura e compreensão ―A escrava‘ sala

09-10-202019h00 as 19:50 Atividade de transcrição sala

11-10-2020 19h00 as 19:50 Paráfrase do conto ―Pai contra mãe‖ sala

16-10-2020 19h00 as 19:50 Exercícios sobre ― Pai contra mãe‖ sala

18-10-202019h00 as 19:50 Análise comparativa dos contos sala

23-10-2020 19h00 as 19:50 Produção textual final- Refacção sala

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR.

Incentivar a prática de leitura

Desenvolver no aluno a habilidade de produção de texto

Preparar o aluno para a habilidade de compreensão;

Familiarizá-lo com a estrutura do texto;

Chamar sua atenção para o uso da linguagem;\h8

Introdução:

A escolha do tema do plano de aula deu-se por notar a necessidade de ampliar a discussão sobre questões raciais na educação. A legislação vigente evidencia a necessidade de tratar da história e cultura africana e afro-brasileira como elementos importantes e indispensáveis na formação dessa sociedade.

O trabalho com a literatura negra em sala de aula possibilita o acesso a uma produção literária que rompe com uma tradição canônica na qual predominam autoria e personagens não negros. Além disso, cria novas representações da figura do negro, questiona, revisa e reclama o seu papel e lugar na sociedade brasileira. Para os estudantes, o contato com a literatura negra pode significar a construção de outra imagem de si e da comunidade afro-brasileira, distinta daquelas verificadas em outros espaços de produção. No convívio em sala de aula percebe-se que a vivência dos alunos do ensino médio é marcada por uma série de conflitos. Isso é uma questão de gestão e de necessidade pedagógica de entrelaçar o fazer docente de forma interdisciplinar, a fim de respeitar as diferenças e a diversidade cultural e étnica, mas para agir com ética, acima de tudo. O ser humano necessita compreender que não se pode discriminar e que o etnocentrismo é um mal a ser banido da esfera social e entre as culturas é preciso haver respeito, harmonia e interatividade. Na atual conjuntura social plural em que se vive é necessário reavaliar posturas pedagógicas e refazer o currículo, no intuito de humaniza-lo. A educação precisa colocar a pessoa humana no centro do processo da aprendizagem, portanto, no atual pluralismo multicultural o respeito pelas diferenças é o diferencial. Outro fator importante para o desenvolvimento do projeto é o desenvolvimento da capacidade escritora dos alunos. Pressupondo que os estatutos básicos relativos ao funcionamento da língua portuguesa foram aprendidos ao longo do ensino fundamental, cabe ao ensino médio oferecer aos estudantes oportunidades de uma compreensão mais aguçada dos mecanismos que regulam nossa língua, tendo como ponto de apoio alguns dos produtos mais caros às culturas letradas: textos escritos, especialmente os literários. As competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) permitem inferir que o ensino de Língua Portuguesa, hoje, busca desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua capacitação como leitor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura. Para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário, o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se deparará na sociedade. Segundo o PCNEM, os textos são a concretização dos discursos proferidos nas mais variadas situações cotidianas. O ensino e a aprendizagem de uma língua não podem abrir mão dos textos, pois estes, ao revelarem usos da língua e levarem a reflexões, contribuem para a criação de competências e habilidades específicas. Entre elas:

• reconhecer, produzir, compreender e avaliar a sua produção textual e a alheia;

• interferir em determinadas produções textuais (por exemplo, em sua própria ou na de colegas), de acordo com certas intenções;

• incluir determinado texto em uma tipologia com base na percepção dos estatutos sobre os quais foi construído e que o estudante aprendeu a reconhecer (saber que se trata de um poema, de uma crônica, de um conto).

Pensando nisto trabalhei numa antologia composta por cinco contos de autores negros. A disposição cronológica dos contos na antologia, bem como a seleção dos autores tem a intenção de mostrar ao aluno leitor o percurso do negro na literatura, mais especificamente no gênero conto. Foi feita uma seleção na qual pudéssemos trazer textos escritos por autores negros desde o tempo abolicionista aos tempos atuais. A antologia estará como anexo ao final desteplano de aula . O aluno terá a oportunidade de desenvolver a capacidade de compreensão textual, assim como de análise linguística, oralidade e marcas do gênero textual conto

Desenvolvimento:

No desenvolvimento do plano de aula como um todo foi levado em consideração as necessidades atuais imediatas dos alunos, o que significa, por um lado, compreender o que o aluno já sabe – naquele momento específico

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