TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Hardware e Software, Software Livre e Pirataria

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Construa um texto dissertativo de no máximo uma lauda articulando os temas hardware e software, software livre e pirataria, com o tratamento que lhes é conferido pela legislação nacional vigente. 

O envio de mensagens se encerra em 07/05/2018

No mundo moderno diversas tecnologias movimentam o mercado, surgindo sempre com novidades. Com isso sofremos com os males da pirataria (cd, dvd, produtos de informáticas como mouse, teclados, licenças de softwares), pois a facilidade do comercio ilegal pode ser encontrado nas ruas, feiras e inclusive na Internet, muitas vezes a preços acessíveis e até mesmo de graça.

No Brasil estima-se que a cada 10 produtos vendidos 6 seriam pirateados, e que 70% dos usuários da rede utilizam um programa pirateado, ou seja, usufruem de forma ilegal de direitos autorais, reproduz, copia, aluga e utiliza sem autorização devida do autor, o que não exime a pessoa de sanções cíveis (indenização) e criminais.

Os softwares livres permitem aos usuários livre acesso ao código fonte, podendo fazer modificações e distribuição conforme suas necessidades. Porém possuem licenças explícita que são propriedade intelectual de seus criadores e são protegidos por lei.

A lei  9609/98 estabelece que infrator fica sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos e multas diárias pelo uso ilegal dos programas.

Combinada com a Lei 9610/98, a Lei 9609/98 permite que as perdas e danos do titular do software seja ressarcido no valor que equivale a 3.000 cópias de cada programa ilegalmente produzido, contando o número de máquinas em que este esteja sendo utilizado ilegalmente. E se a infração for a fim de comercialização, a pena passa a ser de reclusão de 1 a 4 anos.

A lei ainda preve que praticada a pirataria, o Poder Fiscalizador do Estado passa a investigar a sonegação fiscal relacionada à atividade da reprodução ilegal do software, seja para fins comerciais ou não.

http://www.legal.adv.br/19990801/alguns-comentarios-a-lei-de-software/

https://www.significados.com.br/software-livre/

https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com