TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Banco de Dados

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Marcio Guillardi da Silva & Cíntia Soares Cirolini

Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, FACSENAC-DF, Brasília-DF.

mguilla@yahoo.com, tintiacsc@gmail.com

Abstract. Article on the characteristics of the type hierarchical database management systems, relational and object-oriented, describing its features and examples of logical data models of each of them and, finally, a comparative table between them.

Resumo. Artigo sobre as características dos sistemas de gerenciamento de banco de dados do tipo hierárquico, relacional e orientado a objeto, descrevendo suas funcionalidades e exemplos de modelos lógicos de dados de cada um deles e, ao final, uma tabela comparativa entre eles.

 

Palavras-Chave: Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, Características, SGBD, Comparativo, Hierárquico, Orientado a Objeto, Relacional.

1. INTRODUÇÃO

O uso de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) surgiu da década de 70, antes disso eram usados sistemas de arquivos do sistema operacional para persistência de dados. Na década de 80 a tecnologia de sistemas relacionais passou a dominar o mercado e é usado até hoje na maioria das aplicações. Existem outros tipos de sistemas de gerenciamento, tais como o notável SGBD Orientado a Objetos e o não tão difundido SGBD Hierárquico. Neste artigo abordaremos características de cada uma dessa tecnologias e ao final apresentaremos um quadro-resumo comparativo entre elas.

2. SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

A maioria dos sistemas de banco de dados desenvolvidos são do tipo relacional. Quase todas as pesquisas atuais em banco de dados baseiam-se em conceitos relacionais e essa tecnologia representa a tendência dominante no mercado devido a sua simplicidade e performance.

Um SGBD Relacional tem como principal característica o uso de tabelas (relação), organizadas em colunas (atributos) onde cada coluna armazena um mesmo tipo de dado (homogêneo), formando uma linha (tupla). Tipicamente possuem chaves (de um ou mais atributos) que identificam uma tupla de maneira única na relação.

[pic 2]

São características de um SGBD relacional:

  • A relação é a matéria prima para a construção de toda a teoria do modelo relacional;
  • Os dados são percebidos como uma coleção de relações (tabelas);
  • Cada relação tem um nome único e cada um dos atributos com seus respectivos nomes e domínios;
  • Todos os valores dos atributos são homogêneos (do mesmo tipo);
  • A recuperação de dados resulta em uma nova tabela, considerando o subconjunto de linhas e colunas obtidas pela consulta ao banco de dados;
  • A ligação entre relações diferente é feita com elementos comuns entre elas chamados de campos chave (Primary Key);
  • A linguagem padrão para uso nos SGBD Relacionais é o SQL (Strictured Query Language – Linguagem Estruturada de Consultas);
  • Ponto forte do modelo relacional é a possibilidade de definição de um conjunto de restrições de integridade (definem os estados e mudanças de estado, determinando valores que podem e os que não podem ser armazenados).

3. SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS HIERÁRQUICO

Surgiu da década de 60 e eram puramente navegacionais, não tinham forte embasamento teórico e não suportavam a independência física e lógica de dados. Foram os primeiros sistemas disponíveis comercialmente. Consiste em uma coleção de registros conectados por meio de links (ligações). Cada Registro é uma coleção de campos (atributos) e possuem apenas um valor. Cada registro pode ter vários (ou nenhum) descendentes, mas somente um ascendente (exceto a raiz, que não tem ascendentes). O modelo hierárquico não representa o problema do mundo real muito bem. O acesso aos dados faz-se percorrendo a hierarquia, desde a raiz até o nó que contém o registro pretendido. Isso limita o desempenho em acessos aleatórios mas garante desempenho no acesso sequencial dos dados. Esse sistema desperdiça muito espaço com a mesma informação e pode tornar inconsistente o banco se determina atualização não for feita em todos os registros repetidos.[pic 3]

[pic 4]

São características de um SGBD Hierárquico:

  • Os dados são estruturados em hierarquias (árvores) ou pirâmides,
  • Os nós das hierarquias contem ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contento apenas uma informação. As ligações entre os registros podem ser chamadas de links;
  • O registro da hierarquia que precede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registros filhos. O registro principal no topo da pirâmide é chamado de registro raiz.
  • Os bancos de dados hierárquicos trabalham se movendo de cima para baixo, começando pelo topo da pirâmide até que o registro “filho” seja encontrado;
  • São bancos de dados rígidos em seu projeto. A adição de um novo campo ou registro requer a redefinição total do banco de dados.

4. SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETO

São sistemas que combinam a ideia dos modelos tradicional e de linguagens de programação orientada a objetos. São mais adequados para o tratamento de objetos complexos e dinâmicos tais como textos, gráficos, imagens e simulações. Representa uma forte tendência do mercado, pois trata de forma mais adequada o contexto de orientação a objeto.

São características de um SGBD Orientado a Objetos:

  • É capaz de lidar com muitos tipos de dados, incluindo gráficos, fotografias, áudio e vídeo etc.;
  • Integra funcionalidades de um banco de dados com funcionalidades da linguagem de programação orientada a objeto;
  • Capacidade de misturar e combinar objetos reutilizáveis fornece uma capacidade incrível de manipulação de dados multimídia;
  • Usam pedaços reutilizáveis de software chamados de objetos;
  • Armazenam (1) pedaços de dados (som, vídeo, texto ou gráfico) e (2) as instruções (métodos) para saber o que fazer com esses dados (operar sobre o objeto);
  • As desvantagens são: mais caros para desenvolver e alto custo para converter dados existentes em outros modelos de banco de dados para o modelo orientado a objetos
  • Usados em aplicações especializadas.

5. CONCLUSÃO

Cada sistema possui suas peculiaridades e objetivos. O sistema escolhido deve considerar a performance, a robustez e os recursos de hardware e software disponíveis.

Concluímos fazendo um quadro comparativo entre os SGBD analisados para termos uma ideia das vantagens e desvantagens de cada um deles.


Sistema de Gerenciamento

de BD

Performance e

Desempenho

(para seu conteúdo)

Facilidade de

Manipulação

Tipos Complexos

de Dados

Embasamento

Teórico Existente

Linguagem de Consulta

Padronizada

Orientado a Objeto

Alto Desempenho

NÃO

SIM

POUCO

NÃO

Hierárquico

Desempenho

Satisfatório

SIM

NÃO

BEM DEFINIDO

NÃO

Relacional

Desempenho

Satisfatório

SIM

NÃO

BEM DEFINIDO

SIM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (204.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com