TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Processador Características de Memória

Por:   •  3/6/2015  •  Monografia  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André – Unidade 3

Sistemas de Informação – 1º Semestre

Relatório 2 – Características de Memória

Santo André – SP

2015

Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André – Unidade 3

Sistemas de Informação – 1º Semestre

Relatório 2 – Características de Memória

Renan Tomassevski Couto RA:1593875223

Joelson Silva dos Santos RA:1560282262

Suelen Priscilla dos Santos RA:1299110602

Rafael Oliveira de Vasconcelos RA: 1567200543

Willian Kenneth de Souza RA:1581994793

Isaac de Barros Reino RA:9930032702

Santo André – SP

2015

Sumário

Introdução - Página 1

Resumo - Página 2

1 Tipos e características de memória de acesso aleatório - Página 3

2 Tipos e características de memória de armazenamento - Página 9

3 Características de memórias utilizadas em Ultrabooks - Página 14

4 Características de memórias utilizadas em Tablets - Página 17

Conclusão - Página 18

Bibliografia - Página 19

1

Introdução

Essa etapa tem como objetivo apresentar os subsistemas de memória, os tipos de Memória no Sistema Computacional, assim como suas características, abordando também as características das Memórias utilizadas em Ultrabooks e Tablets.

2

Resumo

Memória é um componente de um sistema de computação cuja função é armazenar as informações que são ou serão manipuladas por esse sistema, para que elas possam ser prontamente recuperadas, quando necessário, conceitualmene, a memória é um componente muito simples, é um "depósito" onde são guardados certos elementos para serem usados quando desejado (recuperação da informação armazenada).

3

1 Tipos e características de memória de acesso aleatório.

1.1 Memória Principal

A memória é um componente do sistema computacional, cuja função é armazenar as informações que são, ou posteriormente serão manipuladas pelo mesmo sistema computacional, para elas possam ser recuperadas com prontidão, assim que for necessário.

O conceito de memória pode ser facilmente compreendido, logo, é muito simples, trata-se de um depósito onde são armazenados determinados elementos (dados ou informações) para serem utilizadas quando for necessário, tudo em um processo de recuperação de informações armazenadas.

Figura 1.1 Exemplo de típico depósito que funciona de modo semelhante a uma memória

1.2 Como informações são representadas na memória

O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.

Os sistemas computacionais costumam agrupar uma determinada quantidade de bits, identificando este grupo como uma respectiva unidade de armazenamento, esta unidade pode ser denominada como célula.

4

Uma célula é um agrupamento de bits utilizado e tratado em conjunto pelo sistema, ele é tratado em bloco, ou seja, se move em bloco como se fosse um único elemento, sendo identificado para fins de armazenamento e transferência como unidade.

Figura 1.2 Representação de um bit

1.3 Localizando informações nas memórias

Em Ciência da Computação, um endereço de memória é um identificador único para um local de memória no qual um processador ou algum outro dispositivo pode armazenar pedaços de dados. Em computadores modernos com endereçamento por byte, cada endereço representa um byte distinto de armazenamento. Dados maiores que um byte podem residir em múltiplos bytes, ocupando uma sequência de bytes consecutivos. Alguns microprocessadores foram desenvolvidos para trabalhar com endereçamento por word, tornando a unidade de armazenamento maior que um byte.

Tanto memória virtual quanto memória física utilizam endereçamento de memória. Para facilitar a cópia de memória virtual em memória real, os sistemas operacionais dividem a memória virtual em páginas, cada uma contendo um número fixo de endereços. Cada página é armazenada em disco até que seja necessária, sendo então copiada pelo sistema operacional do disco para a memória, transformando o endereço virtual em endereço real.

Tal transformação é invisível ao aplicativo, e permite que aplicativos operem independente de sua localização na memória física, fornecendo aos sistemas operacionais liberdade para alocar e realocar memória conforme necessário para manter o computador executando com mais eficiencia.

Frequentemente, ao citar tamanho de word em computadores modernos, é citado também o tamanho de endereços de memória virtual em tal computador. Por exemplo, um computador

5

de 32 bits geralmente trata os endereços de memória como valores inteiros de 32 bits, tornando o espaço de endereçamento igual a bytes de memória, ou 4 GBs.

1.4 Hierarquia de memória

Na arquitetura de computadores, hierarquia de memória normalmente se refere a uma tabela ou pirâmide que faz relação entre vários tipos de memória . Tais memórias são categorizadas entrei si através da comparação de suas características.

As restrições de projeto de uma memória podem ser resumidas em três questões: capacidade, velocidade e custo. A questão referente à capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com