TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tirania da informação

Por:   •  4/10/2015  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Tirania da informação

Vivemos numa era onde informar e estar informado são imprescindíveis para sociedade, porém como podemos saber se todas as informações que estão ao nosso alcance são verdadeiras? Para respondermos essa pergunta deveremos primeiramente pensar no que essas informações impactam em nossas vidas, para isso vamos analisar o termo “tirania da informação”.

Diariamente somos bombardeados por informações de todos os gêneros, formas, conteúdos, meios de comunicação e etc., no entanto não sabemos qual é a origem de cada uma e o quanto as mesmas foram manipuladas. Como dito anteriormente, pensar na importância da informação para cada um ou para sociedade no geral em boa parte dos casos seria uma boa forma de “descobrir” ou pelo menos ter uma ideia se o que está sendo dito é realmente verdade ou não.

Poderíamos inicialmente pensar na ideia de liberdade e nos perguntar se somos realmente livres e se as informações que estão sendo divulgadas são de importância geral ou dedicadas para um pequeno grupo que será beneficiado por elas. Grande ou porque não dizer a maioria da informação divulgada para o mundo é simplesmente manipulada, para que ao invés de informar e esclarecer confunde a sociedade.

As mídias nacionais simplesmente manipulam as informações. Isso acontece por meio do marketing onde a cada momento um novo produto ou serviço é oferecido da forma que quem tem o melhor comercial, com a garota mais bonita, com o carro mais sofisticado sai na frente. Todo esse marketing basicamente influencia a sociedade a ir pelo pensamento de que as coisas mais caras são as melhores e que se possuírem os “melhores” produtos automaticamente se tornam melhores que os outros indivíduos. Toda essa manipulação faz com que o mundo capitalista gire, ou seja, faz com que o dinheiro chegue aos bolsos da minoria.

Partindo do ponto que sabemos que as informações são manipuladas e que a mídia nacional está preocupada em apenas conquistar o “poder”, concluímos que na verdade ninguém é realmente livre para decidir, pelo fato de que os produtos e serviços oferecidos são ou acabam se tornando “essenciais” para a sociedade atual. Com esse ponto de vista vemos que na verdade estamos sofrendo uma grande violência, onde estar informado não quer dizer que saibamos o que realmente está acontecendo.

Vemos que toda informação e conteúdo são apresentados como ideologia, onde a ideia de estar “informado” indica estar à frente dos demais. Por isso analisamos o termo “tirania da informação”. A palavra tirania indica poder, oprimir, ser injusto o que se resume ao que foi dito anteriormente, ou seja, tirania da informação significa ter o poder sobre a informação, ser soberano por ter informação. O termo está direcionado a manipulação da sociedade geral tendo dessa forma poder ilimitado para se fazer o que quiser por meio da informação.

Portanto podemos concluir que grande parte da informação é manipulada para o beneficio de poucos causando assim uma grande violência contra o resto da sociedade. Ninguém é livre para decidir ou para falar o que pensa, a sociedade é todo dia manipulada pela mídia nacional, tal mídia que se encaixa perfeitamente em “tirania da informação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com