TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando com Zabbix

Por:   •  11/9/2017  •  Artigo  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ZABBIX

Patrick Kister, Luis Fernando Bianchini, Otávio Muller
Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) – tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.

São Vicente do Sul - RS – Brasil

kistersss@outlook.com, otaviomullerp@gmail.com, luisfernando.bianchini@gmail.com                        

Resumo

O objetivo deste artigo será mostrar as ferramentas, funcionalidades e o andamento do software de gerenciamento de rede chamado Zabbix. Será utilizado o protocolo de rede SNMP. O Simple Network Managment protocol ou SNMP é um protocolo padrão de gerenciamento em redes IP, o mesmo é o mais utilizado para saber o que é feito dentro da rede. Também irá ser mostrado sobre a implementação do mesmo, e para a tarefa vai ser usado o Zabbix Server em uma máquina e o Zabbix Agent em outra.

Abstract. The purpose of this article is displayed as tools, features and the progress of network management software called Zabbix. The SNMP network protocol will be used. The simple network management protocol or SNMP is a standard management protocol in IP networks, or even is used to know what is done within the network. Server on one machine and on Zabbix Agent on another.

  1. Introdução

        O objetivo do artigo é mostrar o monitoramento da rede através do software de gerenciamento Zabbix. O monitoramento será dado em uma rede de dois computadores, uma sendo o Zabbix Server e a outra máquina sendo o Agente.

  1. Projeto de gerenciamento

        O objeto que será monitorado é a placa de rede do host-1 (OTAVIO-PC).

        Através dos dados coletados do monitoramento, serão gerados painéis de acompanhamento e gráficos, com atualização de trinta em trinta segundos.

        [pic 1]

FIGURA 1

[pic 2]

FIGURA 2

[pic 3]

FIGURA 3[pic 4]

FIGURA 4

Cada pico de tráfego, acontece quando o host faz alguma requisição para algum servidor, assim ocorrendo oscilações.

Figura 1: Tráfego de rede (incoming e outgoing traffic) no intervalo de 5 minutos; 

Figura 2: Tráfego de rede (incoming e outgoing traffic) no intervalo de 10 minutos;

Figura 3: Tráfego de rede (incoming e outgoing traffic) no intervalo de 30 minutos;

Figura 4: Tráfego de rede (incoming e outgoing traffic) no intervalo total de conexão.

  1. Software de Gerenciamento

Zabbix é software open source de monitoração, o mesmo monitora vários parâmetros de rede de computadores e integridade de servidores. A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados. Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos.

  1. Zabbix Server

O servidor zabbix coleta dados de monitoramento. Quando acontece alguma anomalia no mesmo, ele automaticamente envia notificações através de sistemas de comunicação, como por exemplo, SMS ou e-mail. Todos os dados são armazenados em um banco de dados e através dele são gerados gráficos, painéis de controle e slides-show onde mostram as informações de forma alternada.

  1. Zabbix Proxy

O zabbix Proxy coleta uma parte das informações do monitoramento e passa para o zabbix Server. É algo muito importante para uma arquitetura de monitoramento distribuído. O mesmo tem como principal objetivo diminuir a carga do Server.

  1. Zabbix Agent

O agente é a máquina monitorada, na qual previamente necessita se conectar no servidor, para obter sucesso na monitoração.

  1. Instalação do Zabbix

  1. PREPARANDO O AMBIENTE

Para este ambiente será utilizada uma máquina que receberá o SGBD MySQL, o servidor de aplicação Zabbix e a interface Web. Dependendo da instalação do Zabbix e, especialmente, do banco de dados escolhido e número de ativos e parâmetros que serão monitorados, o servidor poderá exigir recursos significativos de CPU e memória, o que implicará na performance do servidor. Considerando a instalação do sistema operacional como realizada, podemos prosseguir com a instalação dos pacotes necessários para instalação do servidor Zabbix. Antes de iniciar, execute o comando abaixo para realizar a atualização da lista de pacotes do sistema:

# apt-get update

Inicie a instalação dos pacotes necessários. O comando abaixo instala todas as dependências necessárias para a compilação e instalação de cada aplicação.

# apt-get install mysql-server mysql-client libmysql++-dev gcc make libmysqlclient-dev apache2 libiksemel-dev libiksemel-utils libsnmp-dev fping snmpd lm-sensors libsysfs2 php5 libapache2-mod-php5 php5-gd php5-snmp php5-mysql php-pear perl-base liburi-perl libapache2-mod-perl2 libwww-perl libtool libextutils-pkgconfig-perl pkg-config libsnmp9-dev libcurl4-openssl-dev libcurl3 rcconf libgd-text-perl php5-cgi perl-modules libpdf-api2-perl libssh2-1-dev

  1. OBTENDO PACOTES DO ZABBIX

Siga os seguintes passos para baixar a versão mais recente e estável do Zabbix:

# cd /usr/src/

# wget -c http://sourceforge.net/settings/mirror_choices?projectname=zabbix&filename=ZABBIX%20Latest%20Stable/1.8.8/zabbix-1.8.8.tar.gz

NOTA: Os arquivos mais recentes podem ser encontrados em www.zabbix.com.

  1. CONFIGURANDO O SERVIDOR ZABBIX

A partir de agora, iniciaremos a configuração para compilar e instalar o Zabbix no sistema, bem como torná-lo operacional.

  1. CONFIGURAÇÃO BÁSICA DO SISTEMA

Neste passo faremos uma pré-configuração para instalação e compilação do Zabbix.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (599.8 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com