TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1º de Psicologia

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA - Por que estudamos Psicologia em cursos de Educação?

Teoria

Ferramenta de análise de processos educativos

Behaviorismo

É também, de certo modo, refletir sobre a importância de se estabelecerem objetivos (gerais e específicos) para que possamos planejar práticas educativas (aulas, projetos, avaliações etc.) eficientes.

Psicanálise

É, sobretudo, ter em mente o que se considera serem as duas principais contribuições dessa abordagem para a própria ciência psicológica: (1) a descoberta de uma dimensão inconsciente e (2) a importância da sexualidade (desde os primeiros meses de vida do bebê) para a constituição da personalidade

Epistemologia

Genética

Na medida em que avaliarmos a nossa prática, no sentido de pensar se estamos, ou não, criando situações que despertem a atenção, a curiosidade e o esforço da criança, conforme proposto por Piaget.

Sócio-histórica

Significa refletir se estamos planejando as nossas práticas educativas, criando atividades que fomentem as práticas com grupos heterogêneos, visando à interação entre indivíduos com diferentes níveis de competência. Significa também avaliar se estamos atuando como mediadores na dinâmica das relações interpessoais, em sala de aula, procurado desenvolver estratégias para conhecer nossos alunos, a fim de podermos intervir na sua ZDP, promovendo avanços no seu desenvolvimento.

Psicogênese

Requer considerarmos os nossos alunos de modo integral, o que por sua vez vai implicar planejamentos que levem em conta essas diferentes dimensões do indivíduo. Mas como fazê-lo?

Inteligências

Múltiplas

Significa levar em conta os diferentes tipos de inteligência. Como fazer isso? Uma maneira seria planejando diferentes formas de tratar (apresentar e avaliar) o conteúdo em sala de aula, considerando as diferentes inteligências dos nossos alunos. Isso, por sua vez, significa diversificar as nossas práticas. Imagino que a criação de projetos em que cada indivíduo se sinta acolhido para demonstrar as habilidades em que melhor conseguem se expressar seja um bom exemplo de elaboração de planejamento com esse tipo de proposta.

Conforme as teorias apresentadas temos como máxima:

“Para os que pensavam que para educar seria necessário apenas o conhecimento dos conteúdos específicos de sua área a ensinar aos seus alunos, esse livro lhes diz: educar vai muito além disso!!! Não é somente o conhecimento DO QUE ensinar, mas principalmente de COMO ensinar. Entendemos que tornar-se um educador consciente de seu papel implica também tomar como referência um dos paradigmas da Psicologia para orientar sua prática pedagógica, pois são eles que proporcionam explicações sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com