TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  15/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ESTÁCIO-SEAMA

LISTA DE EXERCÍCIOS – FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Prof. Msc. Pedro Prestes

Aluno: Tarcísio de Lima Andrade

Turma: T606 - TRN 2016.1

1 – Cite duas formas em que os modelos de referência OSI e TCP/IP são iguais. Agora cite duas formas em que eles são diferentes.

 Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Os dois se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes, além disso, as camadas têm praticamente as mesmas funções.     Em ambos os modelos estão presentes as camadas que englobam até a camada de transporte para oferecer um serviço de transporte fim a fim independente da rede à processos que desejam se comunicar. Essas camadas formam o provedor de transporte. Mais uma vez, em ambos os modelos, as camadas acima da camada de transporte dizem respeito aos usuários orientados a aplicações do serviço de transporte.

 Uma diferença óbvia entre os dois modelos, é o número de camadas: OSI tem sete e o TCP/IP tem quatro. Outra diferença está ligada ao tipo conexão da comunicação.

2 – Quais são as principais funções das 7 camadas do modelo OSI?

A camada física:  está encarregada da transmissão real e recepção do fluxo de bits através de um canal de telecomunicação.

A camada de enlace: tenta fazer com os pacotes do meio físico sejam recebidos sem erros através de sincronizações entre receptor e transmissor.

A camada de rede: controla a operação da rede, decidindo que caminho físico os dados devem seguir com base nas condições da rede, na prioridade do serviço e em outros fatores.

A camada de transporte: responsável pela detecção e eliminação de erros ocorridos nas camadas inferiores, responsável pelo controle de fluxo de dados da origem até o destino. Conexão fim afim.

A camada de sessão: responsável pela comunicação entre dois processos que estão em maquinas diferentes, ela é quem controla quando que deve começar ou parar a aplicação que está na origem e a que está no destino.

A camada de apresentação: formata os dados a serem apresentados na camada de aplicação. Ela pode ser considerada o tradutor da rede. É também responsável pela criptografia.

 camada de aplicação: serve como a janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar serviços de rede. Essa camada contém uma variedade de funções normalmente necessárias

3 – Explique a atribuição do protocolo ARP.

O Protocolo ARP é utilizado na comunicação entre dispositivos em uma Rede Ethernet da mesma Sub-rede que utilizam endereços IPv4. A principal função do ARP é a tradução de endereços IP em endereços MAC. O emissor encaminha em broadcast (emissão e transmissão de sons e imagens por meio do rádio ou da televisão, sob forma de notícias, programas recreativos etc.) um pacote ARP contendo o endereço IP do outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo.

Em resumo, o ARP auxilia os computadores e Switches que utilizam endereços IPv4 (endereço lógico), a encontrarem o endereço mac (endereço físico) das máquinas em redes Ethernet.

Todo endereço da camada de rede, precisa do mapeamento do endereço da camada de enlace.

Assim, todos os equipamentos de rede montam uma tabela ARP dinâmica (em redes LAN), que é atualizada de tempos em tempos (o tempo pode variar dependendo do Sistema Operacional) caso alguma máquina troque de IP, ou aprenda um endereço “velho” via DHCP.

4 – Explique a atribuição dos protocolos IGMP e ICMP.

IGMP é uma sigla para o inglês Internet Group Management Protocol é um protocolo participante do protocolo IP e sua função é controlar os membros de um grupo de multicast IP, gerenciando os grupos de multicast controlando a entrada e a saída de hosts deles.

ICMPsigla para o inglês Internet Control Message Protocol, é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.

5 – Escolha (02) topologias de redes para comentar.

Estrela (Star)

Como o nome indica esta topologia tem a forma de uma estrela, e consiste em vários cabos que unem cada dispositivo a um ponto central. As redes Ethernet a 10 Mbps (10Base-T) são baseadas numa estrutura em estrela, e onde cada dispositivo da rede está ligado a um hub 10Base-T por um cabo de par entrançado (ou RJ45).

Barramento (Bus)

Como nos computadores, numa rede o barramento é um caminho de transmissão de sinais, estes são largados e lidos pelos dispositivos cujo endereço foi especificado. No caso de uma rede com esta topologia em vez de sinais temos pacotes de dados, cujo cabeçalho contém o endereço do destinatário.

6 – Desenhe a topologia estrela.

[pic 1]

 

7 - Defina protocolo de comunicação.

 Protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

8 - Através das referências bibliográfica básicas disponibilizadas comente sobre PDU (Unidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com