TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aula Ciência da Computação

Por:   •  17/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

Data: 27/09/2018

Alunos: Daniela, Gabriel, Henrique, Pedro e Samuel

Curso: Ciência da Computação

Fase: 8ª

Trabalho sobre tendências, com base no livro: OECD Science, Technology and Innovation Outlook 2016

Sociedade

Ao longo dos anos ocorreram mudanças na sociedade, que podem ser citadas, por exemplo:

•        Aumento de nascimentos fora do casamento;

•        Maiores ganhos em regiões no oeste da Ásia, norte da África, África Subsaariana e etc.;

•        Diminuição na quantidade de membros familiares, em especial os filhos por casal;

•        Avanço na tecnologia, sendo a geração atual denominada como “Z”, dependente de impressoras 3D, nano computação, vídeo chamadas e etc.;

•        Média de 14% de crescimento, em comparação à 1970, áreas rurais que foram urbanizadas;

•        Aumento de dividas em diversos países, se comparado ao ano de 2000 à 2014, juntamente à taxa de desemprego;

•        Surgimento de diversas novas tecnologias, como, por exemplo: biologia sintética, microssatélites e energia avançada de armazenamento.

Demografia

Demografia é uma área da ciência que estuda a dinâmica populacional das pessoas, tendo como objeto de estudo as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das mais variadas populações humanas. Conforme o autor a tecnologia terá uma influência em 3 principais aspectos da demografia humana: crescimento populacional, envelhecimento social e migração internacional.

É previsto que o crescimento populacional ocorra de forma mais lenta sendo quase totalmente ocasionada por países menos desenvolvidos, principalmente pela África sendo responsável por mais da metade deste crescimento. Em outros países mais desenvolvidos é esperado que a população se estabilize e ou até decresça.

Com este crescimento a necessidade de recursos naturais para suprir a necessidade desta população trarão pesquisas e inovação para estas áreas, sendo influenciadas por este desafio de desenvolvimento dos países, além de gerar possíveis acordos internacionais de cooperação.

O envelhecimento social também e uma tendência prevista, onde no futuro a população de forma geral vai ser composta por partes iguais de idosos e crianças. Este envelhecimento da população gera uma mudança nos padrões de estilo de vida e consumo, implicando nos tipos de produtos a serem comercializados e também em um investimento em pesquisas na área da saúde.

Devido ao envelhecimento da população e consequentemente a diminuição da chamada população ativa, entre 16 e 64 anos, é previsto uma falta de mão de obra no mercado de trabalho. Como forma de contornar este problema será investido em uma mão de obra automatizada utilizando robótica e inteligência artificial, além de tecnologias como as neurotecnologias também são vistas como uma forma de melhorar as capacidades físicas e cognitivas da população. Neste cenário um fator vai ser de suma importância serão os fluxos migratórios, o aumento da população jovem em alguns países do mundo cria condições favoráveis a migração para o exterior.

Recursos naturais e energia

Devido ao crescimento populacional irá gerar uma demanda de recursos como energia, comida e agua de forma que será necessário alterar a maneira com que se utiliza os recursos naturais para agricultura.

A agua como recurso natural já gera na atualidade uma grande quantidade de estresse em várias partes do mundo devido a forma de distribuição, com o alimento da população estas formas de distribuição precisão ser refeitas. Uma das soluções a serem implantadas para suprir esta necessidade é a utilização de lençóis freáticos, estes que correspondem a 90% dos recursos de agua doce da terra, no entanto a utilização deste recurso está sendo inutilizada devido a remoção de nutrientes para uso na agricultura.

A comida também é um desafia a ser superado pela agricultura, será necessário cerca de 60% mais comida para alimentar a população mundial em 2050. Tecnologias e métodos modernos de agricultura poderão ajudar no alimento da produtividade de terras férteis, o uso de sensores para monitoramento do plantio e maquinário reduzem o tempo de produção, economizando energia.

Os hábitos alimentares da população também devem mudar, será necessário uma grande inovação por parte dos agricultores para produzir alimentos mais nutritivos e uma variedade de alimentos.

A demanda por energia também deve aumentar devido ao crescimento populacional e econômico até o ano de 2025, onde estimasse que as reformas políticas e mudanças estruturais cortem este alimento, investindo em teologias com energia renováveis.

Mudanças climáticas

O mundo está aquecendo

A média da soma do aumento de temperatura em terra e na superfície dos oceanos entre 1880 e 2012 é de 0.85°C. O maior aumento de temperatura do último século ocorreu em lugares de alta latitude, com cerca de 2° no ártico. O aquecimento global das próximas décadas é inevitável.

        Existe uma forte relação entre a emissão de CO2 e o aquecimento global. Gazes do efeito estufa são a provável principal causa do aumento de temperatura da metade do século XX, sendo que 75% desses gazes são CO2, a maior parte vindo a produção de energia. Dessa forma surgiu o acordo de Paris que pretende manter o aumento de temperatura sege menor que 2°C, tendo que diminuir cerca de 40%-70% das emissões de gazes do efeito estufa. E inovação na tecnologia de energia será a chave para cumprir esse objetivo.

        Se espera que novas tecnologias que emitam pouco carbono possam tornar a meta de 2°C possível. Algumas soluções como a utilização de energia solar e dos ventos está pronta para ser utilizada em grande escala, porém, ainda necessitam de melhorias em armazenamento de energia para aumentar sua flexibilidade. Tecnologia de captura e armazenamento de carbono também vão ter papeis importantes no futuro, mas ainda necessita muita pesquisa. Biotecnologia pode oferecer soluções para a dependência de óleo e petroquímicos, podendo gerar biobaterias e fotossíntese artificial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com