TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Instruções Assembly

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ciência da Computação

 

Projeto Lógico de Computadores  

 

Instruções Assembly

Risc, Main Frame, Cisc, Macbook, Power Intel

Nome: Célio Xavier Dos Santos            RA: C3559B-4

Sumário

CISC        

RISC        

Main Frame        

Macbook        

Power Intel        

Bibliografia        

 CISC

 

 CISC – Complex Instruction Set Computer:

  • Programas menores;
  • Simplicidade nos projetos de compiladores
  • Grande número de instruções

 

CISC é caracterizada pelos grandes números de conjunto de instruções complexas, com o objetivo totalmente voltado ao uso mínimo de memória.

CISC incorpora complexos modos de endereçamento para os operandos e usa um pequeno número de registradores. Máquinas CISC foram na maioria construídas como micro programadas, e somente agora foi disponibilizada a implementação micro/macro instruções RISC. Salientamos que, inicialmente as máquinas CISC foram na maioria, construídas como micro programadas, e com isso somente agora foi possível a implementação micro/macro instruções RISC.

Exemplos de máquinas CISC:

 PDP-11, Intel i86, Motorola 68K

 CISC com micro/macro-instruções RISC: Pentium, AMD

 Athlon;

RISC

RISC – Reduced Instruction Set Computer:

  • Simplicidade. Poucas instruções com poucos formatos;
  • Poucos modos de endereçamento;
  • Operações entre registradores;
  • Uma instrução por ciclo.

RISC é caracterizada por usar um conjunto pequeno e simples de instruções, porém máquinas RISC geralmente possuem um número elevado de registradores. Máquinas RISC têm sido construídas para que suas instruções sejam diretamente executadas pelo hardware (que no caso não há microcódigo).

Exemplos de Máquinas RISC:

MIPS, PowerPC, I860, I960, SPARC, ALPAH e HP-PA.

O projeto RISC entregou o processador RISC-I em 1982. Composta de apenas 44.420 transistores (em comparação com as médias de cerca de 100 mil em projetos novos CISC da época) RISC tinha apenas 32 instruções, e ainda completamente superado qualquer outro projeto de chip único. Eles seguiram para o transistor 40.760, de 39 anos instruções RISC-II, em 1983, que decorreu ao longo de três vezes mais rápido que RISC-I.

Exemplos de conjuntos instruções poderosas:

CAS – compare and swap operands (comparar valores e trocas operandos)

RTR – return and restore codes (retornar e restaurar código)

SWAP – swap register words (trocar palavras dos registradores)

Main Frame

 

Os mainframes armazenam os dados utilizando a codificação ASCII. O conjunto de código se relaciona com a maneira como os mainframes codificam o alfabeto internamente, por exemplo, aqueles que utilizam o conjunto de código ASCII armazenam a letra "A" como o valor hexadecimal 45 (65 em decimal).

 

Podemos considerar como um exemplo de programa para efetuar uma instrução de máquina especificamente em um Mainframe, o programa Mainframe Assembler, este programa não fornece muita informação quando ele é executado no mainframe. O valor real para este programa é quando ele é animado usando o 370 Assembler, opção de Mainframe expresso que a Micro Focus é possível assistir à execução real de cada instrução individual e ver os resultados imediatamente, 370 diretrizes padrão Assembler codificação são usados. Os rótulos neste exemplo são o código de operação mnemônica precedido de um "I @". Por exemplo, uma instrução de CLC teria uma etiqueta de I @ CLC. O membro seguinte (ASM370A1.mlc) é o código fonte em assembler que executa cada uma das instruções problema de estado em sequência alfabética.

 

Macbook

 

O montador OS X tem um duplo objetivo. Reúne a saída gcc, compilador padrão do xcode, para uso pelo vinculador OS X. Ele também fornece os meios para montar código de linguagem assembly personalizado escrito para suas plataformas suportadas.

Este documento fornece uma referência para o uso da montadora, incluindo sintaxe básica e layout comunicado. Ele também contém uma lista das diretivas específicas reconhecidas pelo montador e conjuntos de instruções completas para o PowerPC e arquiteturas de processadores i386.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com