TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Redes Descrição da Colisão de Redes

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

                                         Descrição da Colisão de Redes

Em redes de computadores, o domínio de colisão é uma área lógica onde os pacotes podem colidir uns contra os outros, em particular no protocolo Ethernet. As  colisões são normais em redes e quando acontecem com frequência prejudicam o seu desempenho.                                  A colisão pode existir num único segmento da rede,  numa parte ou no total de uma rede maior. Em redes Ethernet, ao utilizar um hub, temos uma topologia lógica de barramento e as estações comportam-se como se estivessem todas ligadas a uma única estação. Isso ajuda  na transmissão de dados e diminui a compra de  equipamentos intermediários, mas em contra partida  acontece as colisões de pacotes de dados que ocorrem quando duas ou mais estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo.                                                                               Colisões também ocorrem em rede, e são recuperadas exatamente da mesma forma. Quando um computador deseja transmitir, aguarda um período de inatividade da rede e finalmente transmite. Para cada transmissão é feita a leitura imediata do que foi transmitido. A placa de rede compara o que foi transmitido com o que foi recebido.                                                            Se os dados forem iguais significa que a transmissão deu certo. Se os dados forem diferentes significa que ocorreu uma colisão, ou seja, outro computador enviou  dados  ao mesmo tempo. Os computadores envolvidos na colisão necessitam esperar  um intervalo de tempo  e tentar  novamente. Aquele que esperar um tempo menor será o primeiro a transmitir, o outro terá que aguardar a sua vez, pois ao terminar de esperar por um tempo, a rede já vai estar  em uso pelo outro computador .

Domínio de colisão pode acontecer no HUB, Switch- um para cada porta, Roteador- um para cada interface.

TIPOS DE CONTROLE

 CS (Carrier Sense): Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão;  o primeiro passo na transmissão de dados numa rede Ethernet é verificar se o cabo está livre.

MA (Multiple Access): Capacidade de múltiplos acessos, pela utilização da mídia, ou seja o protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de prioridade . Como o CSMA/CD não gera prioridade pode acontecer de duas placas tentarem transmitir dados ao mesmo tempo. Quando isso acontece, há uma colisão e nenhuma das placas consegue transmitir dados.

CD (Collision Detection): É responsável por identificar colisões na rede.

Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/CSMA/CD

dia 31/08/2021 as 21:20

      IMAGEM

[pic 1]

Uma colisão ocorre quando duas ou mais estações pertencentes ao mesmo segmento de rede compartilhado, transmitem quadros ao mesmo tempo. Os quadros então colidem e as estações necessitam retransmiti-los, o que reduz a eficiência da rede. Colisões são frequentes em topologias de barramento ou em topologias formadas pela interligaçao das estações através de hubs, visto que todas as portas de um hub pertencem ao mesmo domínio de colisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (210.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com