TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Relacionamento em Redes Sociais - ESPM

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 13

  [pic 1]

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING:

Marketing e design digital

TRABALHO de conclusão DA DISCIPLINA MÍDIAS DIGITAIS I

bARBARA VILAS LOBO SANTOS

análise sobre a funcionalidade do marketing de relacionamento nas redes sociais para as marcas.

Rio de Janeiro

2015


Barbara vilas lobo santos

Análise sobre a funcionalidade do marketing de relacionamento nas redes sociais para as marcas.

Trabalho sobre marketing de relacionamento, a aplicação do conceito de CRM (gerenciamento de relacionamento com o consumidor), sua funcionalidade dentro das redes sociais e vantagens para as empresas.  Pesquisa desenvolvida para a disciplina de mídias digitais 1, realizada na ESPM.

Professor: Vitor Moura Lima

Rio de Janeiro

2015


  1. INTRODUÇÃO

A internet evoluiu de tal maneira, que hoje é praticamente impossível, para a sociedade imaginar o mundo sem ela. Esta ferramenta possibilitou uma revolução na comunicação e principalmente na forma de se realizar publicidade. É possível comprar com um clique e da mesma maneira mudar de página ou recusar um anúncio. Prender a atenção do usuário é uma tarefa complicada, neste ambiente de circulação de informações próximo ao infinito.

A disputa por atenção fez com que a publicidade comum, no meio online, perdesse o espaço. É preciso ir além de levar a mensagem e gerar a ação. É necessário ganhar destaque e assim conseguir a “viralização”, ou seja, a transmissão do conteúdo publicitário em larga escala. Se na mídia tradicional, o conteúdo gerado pelo consumidor é mínimo, na mídia online o consumidor molda a publicidade e determina seu conteúdo.

Os prosumers são os consumidores geradores de conteúdo. A publicidade não é apenas feita para eles, mas por eles. Neste novo universo comunicacional é preciso estar atento ao que os usuários compartilham e o que eles curtem nas redes sociais. Por meio das redes é possível dar entrada no universo do consumidor e realizar uma pesquisa sobre suas afinidades, aversões e preferências.

As redes sociais possibilitaram uma relação mais íntima entre marca e consumidor. Neste meio, a marca pode se aproximar mais do consumidor e criar um vínculo semelhante à amizade. Conhecer a cabeça do seu público-alvo pode ser simples. Vivemos em uma sociedade de exposição, onde aquilo que é privado se torna cada vez mais público, sendo assim, uma pesquisa no perfil de um usuário, por exemplo, em uma determinada rede social, já é o suficiente para conhecer boa parte de sua personalidade e seus hábitos de consumo.

Este artigo busca esclarecer o papel do marketing de relacionamento, nas redes sociais e sua funcionalidade para as empresas, que pretendem se lançar neste meio. O gerenciamento de relacionamento dentro da rede pode gerar bons frutos para a empresa, como o aumento de venda e a fidelidade de clientes, além de elevar o engajamento, contudo, um relacionamento ruim pode facilitar a propagação de crises e gerar um sentimento de descontentamento geral entre os consumidores. A apresentação deste modelo de marketing e sua relevância é o objetivo desta obra.

  1. Visão geral do marketing digital

O marketing digital trata dos conceitos de marketing aplicados e adaptados para o meio online. É importante frisar que o marketing digital não aborda apenas a criação de websites, envolve a utilização de diversas ferramentas, desde plataformas de redes sociais, a anúncios no Google Adwords1.  

Existe na internet uma infinidade de ferramentas e tecnologias para serem aplicadas no marketing digital, como sites de busca (Yahoo, Google, Bing), sites de relacionamento (Facebook, LinkedIn, Google Plus), sites de compartilhamento de vídeos e fotos (Instagram, Vimeo, Youtube), blogs e e-mails, entre outros mais.

        Apesar da infinidade de possibilidades de se trabalhar no online, o marketing digital possui maior potencial e mais facilidade de atingir o público-alvo, quando não é trabalhado como um meio único, e sim integrado às mídias tradicionais, como aponta Gabriel (2010), já que o consumidor também se encontra em contato com o mundo físico.

         O marketing digital pode ser utilizado para potencializar o alcance de uma campanha, imerso em um ambiente de transmídia, onde um conteúdo é transmitido de forma diferenciada por diversas mídias, no qual uma complementa a outra. Esta prática exemplifica e enaltece a cultura de convergência, termo criado pelo pesquisador de mídia norte-americano, Henry Jenkins. Ele aborda a relação entre as novas e as antigas mídias, em que um meio converge para o outro, e no qual o produtor de mídia e consumidor interagem de forma inimaginável.

[...] Novas tecnologias midiáticas permitiram que o mesmo conteúdo fluísse por vários canais diferentes e assumisse formas distintas no ponto de recepção. [...] A digitalização estabeleceu condições para a convergência. [..] (JENKINS, 2012, P. 38).

[pic 2]Em um ambiente onde há uma grande variedade de tecnologias e plataformas para ações de marketing, um bom planejamento se torna fundamental para evitar o desperdício de recursos. O planejamento de marketing digital deve levar em consideração dois pontos: a internet e os consumidores. Na internet, os consumidores não são apenas expectadores, eles participam do discurso da marca, interagem com ela e opinam livremente sobre produtos, serviços e ações promocionais, diferentemente do que ocorre na mídia tradicional. A inconsistência da internet é um fator de extrema relevância, pois devido à quantidade e a velocidade da circulação de informações, tudo fica antigo em pouco tempo. Uma notícia lida em um portal pode se tornar ultrapassada em segundos, pois neste meio as notícias são atualizadas com mais frequência do que nas mídias tradicionais.  

No marketing digital, o consumidor deve ser colocado como centro da estratégia, onde seus comportamentos e hábitos de consumo devem ser analisados e aplicados no desenvolvimento da ação de marketing. O foco na forma do consumidor agir acarreta em sete estratégias de marketing digital: marketing de conteúdo, marketing nas mídias sociais, marketing viral, e-mail marketing, publicidade online, pesquisa online e monitoramento dos resultados. Estas estratégias não devem ser pensadas separadamente, já que diferente do marketing tradicional, no meio online, o consumidor está inserido sempre em diversos ambientes, o que proporcionará que uma estratégia esbarre com a outra. As estratégias de marketing digital devem ser interligadas, já que a interação entre elas proporcionará a eficácia da ação e a obtenção de resultados. Segundo Torres (2009), o marketing digital é a união destas sete ações estratégicas, cada uma agindo de forma interdependente e coordenada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (304 Kb)   docx (135.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com