TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Relacionamento em Redes Sociais - ESPM

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 13

  [pic 1]

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING:

Marketing e design digital

TRABALHO de conclusão DA DISCIPLINA MÍDIAS DIGITAIS I

bARBARA VILAS LOBO SANTOS

análise sobre a funcionalidade do marketing de relacionamento nas redes sociais para as marcas.

Rio de Janeiro

2015


Barbara vilas lobo santos

Análise sobre a funcionalidade do marketing de relacionamento nas redes sociais para as marcas.

Trabalho sobre marketing de relacionamento, a aplicação do conceito de CRM (gerenciamento de relacionamento com o consumidor), sua funcionalidade dentro das redes sociais e vantagens para as empresas.  Pesquisa desenvolvida para a disciplina de mídias digitais 1, realizada na ESPM.

Professor: Vitor Moura Lima

Rio de Janeiro

2015


  1. INTRODUÇÃO

A internet evoluiu de tal maneira, que hoje é praticamente impossível, para a sociedade imaginar o mundo sem ela. Esta ferramenta possibilitou uma revolução na comunicação e principalmente na forma de se realizar publicidade. É possível comprar com um clique e da mesma maneira mudar de página ou recusar um anúncio. Prender a atenção do usuário é uma tarefa complicada, neste ambiente de circulação de informações próximo ao infinito.

A disputa por atenção fez com que a publicidade comum, no meio online, perdesse o espaço. É preciso ir além de levar a mensagem e gerar a ação. É necessário ganhar destaque e assim conseguir a “viralização”, ou seja, a transmissão do conteúdo publicitário em larga escala. Se na mídia tradicional, o conteúdo gerado pelo consumidor é mínimo, na mídia online o consumidor molda a publicidade e determina seu conteúdo.

Os prosumers são os consumidores geradores de conteúdo. A publicidade não é apenas feita para eles, mas por eles. Neste novo universo comunicacional é preciso estar atento ao que os usuários compartilham e o que eles curtem nas redes sociais. Por meio das redes é possível dar entrada no universo do consumidor e realizar uma pesquisa sobre suas afinidades, aversões e preferências.

As redes sociais possibilitaram uma relação mais íntima entre marca e consumidor. Neste meio, a marca pode se aproximar mais do consumidor e criar um vínculo semelhante à amizade. Conhecer a cabeça do seu público-alvo pode ser simples. Vivemos em uma sociedade de exposição, onde aquilo que é privado se torna cada vez mais público, sendo assim, uma pesquisa no perfil de um usuário, por exemplo, em uma determinada rede social, já é o suficiente para conhecer boa parte de sua personalidade e seus hábitos de consumo.

Este artigo busca esclarecer o papel do marketing de relacionamento, nas redes sociais e sua funcionalidade para as empresas, que pretendem se lançar neste meio. O gerenciamento de relacionamento dentro da rede pode gerar bons frutos para a empresa, como o aumento de venda e a fidelidade de clientes, além de elevar o engajamento, contudo, um relacionamento ruim pode facilitar a propagação de crises e gerar um sentimento de descontentamento geral entre os consumidores. A apresentação deste modelo de marketing e sua relevância é o objetivo desta obra.

  1. Visão geral do marketing digital

O marketing digital trata dos conceitos de marketing aplicados e adaptados para o meio online. É importante frisar que o marketing digital não aborda apenas a criação de websites, envolve a utilização de diversas ferramentas, desde plataformas de redes sociais, a anúncios no Google Adwords1.  

Existe na internet uma infinidade de ferramentas e tecnologias para serem aplicadas no marketing digital, como sites de busca (Yahoo, Google, Bing), sites de relacionamento (Facebook, LinkedIn, Google Plus), sites de compartilhamento de vídeos e fotos (Instagram, Vimeo, Youtube), blogs e e-mails, entre outros mais.

        Apesar da infinidade de possibilidades de se trabalhar no online, o marketing digital possui maior potencial e mais facilidade de atingir o público-alvo, quando não é trabalhado como um meio único, e sim integrado às mídias tradicionais, como aponta Gabriel (2010), já que o consumidor também se encontra em contato com o mundo físico.

         O marketing digital pode ser utilizado para potencializar o alcance de uma campanha, imerso em um ambiente de transmídia, onde um conteúdo é transmitido de forma diferenciada por diversas mídias, no qual uma complementa a outra. Esta prática exemplifica e enaltece a cultura de convergência, termo criado pelo pesquisador de mídia norte-americano, Henry Jenkins. Ele aborda a relação entre as novas e as antigas mídias, em que um meio converge para o outro, e no qual o produtor de mídia e consumidor interagem de forma inimaginável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (304 Kb)   docx (135.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com